
Sem contas no lugar, não tem saúde e educação, afirma Tesouro
Valor Econômico | Jornalista: Edna Simão
Sem as contas públicas equilibradas, não há margem para investimentos em saúde, educação e saúde e assistência social, afirmou a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi. \”Não há atalhos. Sem contas no lugar, não tem saúde, educação e assistência social, perdemos as condições do Estado de cumprir seu papel\”, sustentou a secretária.
Em seu discurso no evento de assinatura do termo de cooperação entre o Tesouro Nacional e os Tribunais de Contas Estaduais, a secretária destacou a importância da transparência nas contas públicas, assim como da harmonização de conceitos. Ela ressaltou que o desequilíbrio das contas públicas levou o país a enfrentar a crise mais \”severa\” de sua história.
\”Estamos saindo de uma crise profunda e iniciamos o processo de recuperação. Essa crise decorreu do desequilíbrio fiscal\”, disse.
A secretária afirmou ainda que o acordo com os tribunais de contas estaduais é importante para que os Estados façam a adesão a normas contábeis padronizadas.
\”Não nos faltam exemplos de como a falta de clareza da situação fiscal levou à falência do Estado\”, disse. Assim como em outras oportunidades, a secretária defendeu a aprovação da reforma da Previdência Social.