
Workshop “Inovações da Indústria Farmacêutica”: terceiro módulo discute química computacional
O terceiro encontro do Workshop “Inovações da Indústria Farmacêutica”, direcionado aos examinadores de patentes do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), acontece na próxima quarta-feira (18), às 9 horas.
O tema “Química Computacional” será ministrado pelo Dr. Floriano Paes Silva Junior, pesquisador titular e chefe do Laboratório de Bioquímica Experimental e Computacional de Fármacos do IOC/FIOCRUZ. Ana Carolina Cagnoni, diretora de Compliance & PI da Interfarma, fará a moderação do evento.
O Workshop “Inovações da Indústria Farmacêutica” consiste em cinco encontros e é uma iniciativa conjunta da Interfarma e do INPI para discutir e apresentar as inovações da indústria farmacêutica aos examinadores de patentes do INPI, de modo a contribuir para a maior especialização do Instituto quando da análise dos pedidos de patentes de produtos farmacêuticos.
A abertura do Workshop foi feita pela Presidente Executiva da Interfarma, Elizabeth Carvalhaes e Liane Lage, Diretora de Patentes do INPI, no dia 3 de maio. Em seguida, Guilherme Cintra (IFPMA) apresentou a indústria farmacêutica de pesquisa e o que o setor fez globalmente no combate a pandemia. No segundo painel, Leandro Safatle (CEE/FIOCRUZ) expôs sobre a regulação de medicamentos no Brasil.
Na última quarta-feira (11), os temas terapia gênica e vacinas (vacinas de RNA e complexidades de produção, logística e parcerias) foram ministrados pelos especialistas das associadas Novartis (Laura Leitner, Senior Patent Attorney) e Pfizer (Kevin Nepveux, VP – Global Supply), respectivamente.