Vice-presidente da Interfarma participa de webinar sobre incorporação de medicamentos no SUS
Interfarma Português 12/11/2021

Vice-presidente da Interfarma participa de webinar sobre incorporação de medicamentos no SUS

O vice-presidente da Interfarma, Eduardo Calderari, participou do webinar “Perspectivas e Oportunidades para a evolução do acesso público à saúde no Brasil”, realizado pelo site Metrópoles, na tarde do dia 11 de novembro.

Ao lado de Calderari, Luciana Holtz, fundadora e presidente do Oncoguia; Antoine Daher, fundador da Casa Hunter e presidente da Febrararas e Casa dos Raros; o senador Izalci Lucas; e Sandro Martins, médico oncologista do Hospital Universitário de Brasília, discutiram as atuais formas de análise para a incorporação de remédios e de protocolos clínicos ao SUS.

Calderari apontou que é preciso rever a organização, planejamento e execução do orçamento do Ministério da Saúde, enfatizando a complexidade do SUS e de gerir um país continental como o Brasil. “É necessário ter gestão sobre o recurso público porque senão você pode triplicar o orçamento do Ministério da Saúde e continuar ineficiente, não gerando acesso e atendimento para o paciente. Ou pior, não gerando o mesmo resultado para um paciente em uma região e um paciente em outra. Algo que já acompanhamos no dia a dia”, explicou.

O vice-presidente da Interfarma enfatizou que a criação da Conitec trouxe melhorias para a incorporação, mas que ainda há muito a ser aprimorado. Ele afirmou que os problemas de financiamento já são conhecidos, mas que é preciso, além de disponibilizar mais recursos, investir em eficiência e gestão do modelo. “Temos vários dados que demonstram o subfinanciamento. 75% da população é atendida pelo SUS e 25 pela saúde suplementar. Mas quando olhamos para os gastos, 55% está na saúde suplementar e 45% no SUS. Ou seja, já temos uma discrepância de financiamento. Mas de novo não se trata de colocar mais recursos. É necessário colocar mais recurso, mas junto com isso é preciso ter eficiência e gestão e mudar o modelo”, colocou.

Além disso, Calderari afirmou que todos nós somos responsáveis a pensar em soluções para os problemas que se apresentam no sistema público de saúde. “As pessoas e as autoridades responsáveis precisam se debruçar sobre isso. A sociedade, a associação de paciente, a sociedade médica e as associações de indústria farmacêutica estão totalmente abertas para contribuir e não simplesmente para apontar problemas. Todos nós somos responsáveis a trazer soluções para essas questões porque o que mais importa no final é o paciente ser bem atendido”, destacou.

Para assistir ao webinar completo, clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *