
SCREENER: Jogo educacional chancelado pela SBFTE ensina de forma lúdica o processo de Descoberta e Desenvolvimento de Fármacos-medicamentos
Em época de pandemia da COVID-19, mais do que nunca a indústria farmacêutica se viu frente ao desafio de descobrir e desenvolver novos medicamentos (vacinas, antivirais, anticorpos), que seja para prevenir a infecção ou amenizar os efeitos provocados pelo vírus SARS-CoV-2. No Brasil, nota-se uma falta de programas educacionais e uma carência relativa de profissionais qualificados com experiência em todas as fases do processo de Descoberta e Desenvolvimento de Fármacos, que é longo, arriscado e custoso.
Para atender esta necessidade, uma equipe multidisciplinar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em parceria com a Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE) desenvolveu um jogo de tabuleiro que se quer educacional, mas também desafiador e interessante o suficiente para garantir o envolvimento do jogador. A SBFTE, através das suas “Iniciativas educacionais” foi essencial não somente para chancelar o jogo como também para sua distribuição aos programas de pós-graduação da área, através do seu fórum de cursos de Pós-graduação. Este jogo, Screener, foi concebido para treinar alunos envolvidos de alguma forma em projetos de Descoberta e Desenvolvimento de Fármacos visando prepará-los para um mercado de trabalho que é importante no mundo todo e em crescimento no Brasil.
O jogo possibilita compreender de forma lúdica e didática todas as etapas do processo de introdução de um novo fármaco no mercado, desde a validação de um alvo até o registro do novo medicamento junto à agência reguladora, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Com diversas cartas ricamente ilustradas por Aimêe Mothé, aluna da Escola de Belas Artes (UFRJ), o Screener apresenta como desafio aos jogadores a realização de 29 tarefas divididas em quatro áreas fundamentais no desenvolvimento de novos fármacos: Eficácia, Segurança, Farmacocinética e Desenvolvimento Farmacêutico. As cartas possuem código QR, que permitem o acesso a textos explicativos sobre cada atividade, além de um glossário com a descrição de 36 termos técnicos na tela do celular ou no livro que acompanha o jogo.
O jogo, lançado durante o congresso da SBFTE no final de novembro de 2021, conta com um site próprio (https://screener.com.br/) onde são disponibilizados gratuitamente vários materiais, inclusive o livro e o link para o artigo publicado na revista Brazilian Journal of Medical and Biological Research (https://doi.org/10.1590/1414-431X2021e11786).
Por: François Noël, Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Farmacologia e Química Medicinal, Instituto de Ciências Biomédicas-UFRJ
Geraldo Xexéo, Professor coordenador do Laboratório de Ludologia, Engenharia e Simulação (Ludes), no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe-UFRJ).