
Senado Federal aprova nomes para a Diretoria Colegiada da Anvisa
O Plenário do Senado aprovou na última terça-feira (20) os nomes dos indicados para a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com isso, Antônio Barra Torres foi confirmado como diretor-presidente da agência.
Torres já exercia o cargo de diretor-presidente interinamente desde o início do ano. Ele é contra-almirante da Marinha com especialização na área médica, e integra a diretoria da Anvisa desde 2019. Seu nome foi aprovado com 34 votos a favor e 7 contrários.
Foram aprovados ainda como diretores:
-
- Alex Machado Campos, servidor da Câmara dos Deputados e ex-chefe de gabinete do ex-Ministro Mandetta, para exercer o cargo de Diretor na vaga decorrente do término do mandato de Fernando Mendes;
- Meiruze Souza Freitas, servidora da Agência que ocupa o cargo de Diretora substituta desde abril, para exercer o cargo de Diretora, na vaga decorrente do término do mandato de Renato Porto;
-
- Cristiane Rose Jourdan Gomes, médica e Diretora do Hospital Federal de Bonsucesso, para exercer pelo prazo remanescente do mandato, o cargo de Diretora na vaga decorrente da indicação de Antônio Barra Torres para o cargo de Diretor-Presidente.
Um dia antes da aprovação dos nomes pelo Senado Federal, os quatro indicados foram sabatinados pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Na oportunidade, Antônio Barra Torres afirmou que a Anvisa não trabalha com datas para o registro de vacinas contra a covid-19, mas que elas serão liberadas “no menor tempo possível” e sem “ideologias ou pressões”, segundo a Agência Senado.