
Seminário online “Vacinas Covid-19: Desafios e Estado Atual”
O vídeo do seminário online “Vacinas Covid-19: Desafios e Estado Atual”, realizado pela Interfarma e a SBMF (Associação Brasileira de Medicina Farmacêutica), está disponível e pode ser acessado aqui. O evento, com coordenação do doutor Eduardo Motti, discutiu a pandemia de coronavírus e a busca por uma vacina para a Covid-19 e foi realizado no dia 29 de julho.
A presidente da Interfarma, Elizabeth de Carvalhaes, destacou o esforço que cientistas e empresas farmacêuticas estão fazendo para descobrir uma vacina contra o novo
Segundo os dados mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), pelos menos 165 vacinas contra o coronavírus estão sendo pesquisadas no mundo. Das 28 já testadas em pessoas, seis estão na terceira e última fase de estudos clínicos. “Duas das vacinas mais avançadas têm sido testadas no Brasil. A vacina inglesa da Universidade de Oxford, que é uma parceria com a AstraZeneca, uma das associadas da Interfarma, e uma parceria com a chinesa Sinovac, por meio do Instituto Butantan. Nós temos o desafio de desenvolver uma vacina, o de controlar uma pandemia e o de criar uma estratégia de produção em escala global”, colocou.
Para a Interfarma, a indústria farmacêutica está ciente desse desafio nunca vivido e está comprometida com as soluções. “Precisa desenvolver soluções acessíveis a todos em um aprender com a contribuição global e com experiências sucedidas do passado. O setor entende essa responsabilidade com a sociedade. Todos os nossos laboratórios entendem que o momento é de dar um passo pelo ser humano em busca de uma solução. Acordos inéditos têm sido feitos com laboratórios nacionais e internacionais e dados de pesquisas clínicas estão sendo compartilhados entre concorrentes, até chegarmos em resultados mais rápidos. Depois disso, será preciso uma estratégia logística para produção e distribuição. É um esforço global de inúmeras marcas juntas”, disse Elizabeth.
O seminário contou ainda com a participação do presidente da SBMF, doutor Hélio Osmo; o coordenador da COPEC – Anvisa, Claudiosvam Martins Alves de Sousa; e o professor de doenças infecciosas do HC-FMUPS e investigador no estudo da vacina Butantan-Sinovac, doutor Esper Kallas.
Para assistir o seminário completo, clique aqui.