Segundo encontro do módulo 3 do Programa ECHO acontece nesta semana
Interfarma Português 14/05/2021

Segundo encontro do módulo 3 do Programa ECHO acontece nesta semana

O segundo encontro do terceiro módulo do Programa ECHO (Programa de Expansão do ConHecimentO), em parceria com a Coordenação de Pesquisa Clínica da ANVISA (COPEC), acontece na próxima quarta-feira, 19 de maio, às 10 horas. O tema escolhido é Enfoque nos desfechos e estatística.

O palestrante será o cientista especialista em estatística da Roche, Kaspar Rufibach. Ele trabalha com estimativas em oncologia, realiza pesquisas metodológicas, fornece consultoria para projetos, treinamentos em bioestatística, e interage com parceiros externos na indústria, agências regulatórias e comunidade acadêmica.

Ainda ocorrerá um terceiro encontro sobre “Desenvolvimento acelerado de vacinas e outros tratamentos no cenário de COVID-19 e pós-Covid” com data a ser definida. O primeiro encontro do 3º Módulo ocorreu no dia 03 de maio e teve como tema Estudos Inovadores e complexos: estudos adaptativos e master protocol (basket trials e umbrella trials).

O Programa

A Diretoria de Assuntos Regulatórios, a Comissão de Pesquisa Clínica da Interfarma e a COPEC desenharam juntas o Programa ECHO com o objetivo de auxiliar na expansão de conhecimento dos técnicos/especialistas, em temas mais sensíveis, para o bom desempenho e agilidade nas análises dos protocolos clínicos.

Os temas dos Fóruns virtuais, em parceria com a Interfarma, foram determinados pela COPEC de acordo com suas prioridades/necessidades.

O primeiro módulo foi realizado em setembro de 2020 com dois encontros virtuais. O tema de estreia foi RBM (Risk Based Monitoring). Cada um dos webinars teve a participação de 48 pessoas, sendo metade de técnicos da Anvisa.

O segundo módulo foi realizado em novembro de 2020 com dois encontros virtuais. Foi abordado o tema Qualidade, Produção e Desenvolvimento. Tivemos a participação de 50 pessoas, sendo metade de técnicos da Anvisa.

Os feedbacks recebidos destacaram a ótima qualidade das informações apresentadas, da organização dos encontros e a troca de conhecimentos realizada entre os palestrantes e o público.

O quarto módulo do Programa ECHO está previsto para acontecer no segundo trimestre de 2021 com o tema Desafio Atual na Definição dos Comparadores dos Ensaios Clínicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *