
Presidente da Interfarma participa do VII Fórum Empresarial do MERCOSUL
Na manhã do dia 29 de outubro, a presidente da Interfarma, Elizabeth de Carvalhaes, participou do VII Fórum Empresarial do MERCOSUL, evento virtual promovido pela Presidência Pro Tempore do Brasil com apoio da CEPAL, realizado desde 15 de outubro até 5 de novembro.
Em sua fala, Elizabeth destacou o trabalho realizado pela indústria farmacêutica para desenvolver novos medicamentos e vacinas. Ela lembrou que há décadas a indústria tem tentado desenvolver uma vacina para HIV e até hoje não teve sucesso, o que mostra a complexidade envolvida. “Durante a pandemia, a indústria conseguiu desenvolver a vacina contra a Covid-19 em noves meses, graças a um trabalho conjunto realizado por todos os laboratórios, cientistas e startups. Foi uma união de forças para buscar a solução para a emergência que vivemos”, afirmou.
Segundo a presidente da Interfarma, os países precisam garantir segurança jurídica para a realização de pesquisas em seus territórios. “A segurança jurídica oferecida pelos países pode fazer avançar o investimento na região. A nossa expectativa é que a união do bloco vai fazer os governos entenderem que a saúde não é um gasto, mas sim um investimento”, concluiu.
O evento é formado por mesas de diálogo com as principais autoridades, entidades e empresários da indústria farmacêutica do Mercosul sobre o tema da integração produtiva do setor de fármacos. O objetivo é identificar as necessidades dos fabricantes, distribuidores, compradores, profissionais da saúde e reguladores do setor farmacêutico.