
Presidente da Interfarma participa de live do Valor Econômico
A presidente-executiva da Interfarma, Elizabeth de Carvalhaes, participou na manhã de sexta-feira, 10 de setembro, da Live do Valor “Desafios e Oportunidades do Setor Farmacêutico”, moderado pela jornalista Ana Paula Machado. O evento contou ainda com a participação do presidente-executivo do Grupo FarmaBrasil, Reginaldo Arcuri.
A presidente da Interfarma pontuou quais são os desafios do setor farmacêutico nesse momento vivido pelo Brasil. ”Um desafio do Brasil como mercado é a segurança jurídica. Se a gente tiver leis e negociações, que conhecidas as condições, sejam de fato perenes, isso muda bastante a percepção do mercado. Acredito que até estimule e encoraje o investimento e o desenvolvimento científico. Já um fato pontual seria o entendimento da própria indústria. Não há como não citar a pandemia pela qual estamos passando e a indústria farmacêutica se debruçou na busca de soluções. As empresas realizaram pesadíssimos investimentos para buscar alternativas, que no momento, são as vacinas, que foram desenvolvidas em tempo recorde. Por outro lado, a própria indústria farmacêutica enfrentou algumas dificuldades graves, como no legislativo”, explicou.
Sobre segurança jurídica, o presidente do Grupo FarmaBrasil destacou que conhecer as bases que permitem o desenvolvimento do setor é essencial. “Quando você lida com um setor estratégico como esse, que trata da vida das pessoas, não se pode dizer no meio do caminho qual é o imposto, qual é a norma. Num país como o Brasil, você precisa saber que daqui cinco, dez, quinze anos, a regra é basicamente a mesma, com algumas alterações. Quanto mais segurança jurídica, mais previsibilidade e mais visibilidade de investimento. E o inverso é verdadeiro. Quanto mais insegurança, menos previsibilidade e menos investimento”, afirmou Arcuri.
Os dois presidentes-executivos falaram ainda sobre o projeto de licença compulsória de vacinas e medicamentos usados no tratamento da covid-19, as parcerias no setor e o desenvolvimento da indústria farmacêutica no Brasil.
A live completa está disponível no YouTube do Valor Econômico. Clique aqui para assisti-la