
Presidente da Interfarma defende fortalecimento do INPI em reportagem do Futuro da Saúde
O presidente-executivo da Interfarma, Eduardo Calderari, defendeu a necessidade de fortalecer o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para atrair investimentos, inovação e melhorar o acesso dos pacientes brasileiros às novas tecnologias em saúde, em reportagem do portal Futuro da Saúde.
“O INPI precisa de um concurso liberado para a contratação de mais funcionários, recursos financeiros necessários para que possa trabalhar de maneira muito mais efetiva, e por fim, que ele tenha também uma independência financeira, porque ele é superavitário, arrecada muito mais do que gasta hoje”, afirmou o presidente da Interfarma, Eduardo Calderari, em entrevista para o portal.
A reportagem foi resultado de uma declaração, nos primeiros dias do novo governo, do vice-presidente e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, de que pretende reduzir pela metade o tempo de análise de pedidos de registro de patentes. Hoje, o prazo de análise pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) chega a 4 anos, segundo Alckmin. Mas este tempo é ainda maior para o setor farmacêutico, chegando a 10 anos.
Para ler a reportagem completa, clique aqui.