
Presidente da Interfarma defende aprovação do PL de Pesquisa Clínica no Futuro da Saúde
A presidente da Interfarma, Elizabeth de Carvalhaes, concedeu uma entrevista para o Furuto da Saúde e defendeu a aprovação do Projeto de Lei 7.082/2017, que dispõe sobre a pesquisa clínica com seres humanos e institui o Sistema Nacional de Ética em Pesquisa Clínica com Seres Humanos. A reportagem foi publicada no dia 11 de maio pelo site (clique aqui para ler).
“O projeto de lei coloca um ordenamento na pesquisa clínica, com regras claras, com segurança jurídica e segurança ao paciente. Ele passou por amplos debates por todos os elos da cadeia. Passou pelo paciente, por todo o marco regulatório e pelas instâncias de aprovação. Entendemos que ele está maduro para votação”, afirma Elizabeth de Carvalhaes, presidente-executiva da Interfarma.
A reportagem aponta ainda que, segundo Elizabeth, a aprovação do PL é o primeiro passo para diminuir os tempos de aprovação e análise para liberação de estudos no Brasil e que o ideal é que o sistema vá se aperfeiçoando conforme a demanda e a experiência adquirida. “Quando seu problema é tão grande, você não vai colocar todos no papel. Você vai colocar os problemas que permitam reativar o sistema, porque a nossa missão é ver o Brasil circulando mundialmente nas pesquisas clínicas. Aprovada a legislação como está, com o tempo o Conep vai credenciando cada vez mais CEPs para reduzir o prazo de aprovação. Já entraremos em um bom caminho”, conclui.
O PL 7082/2017 pode ser votado a qualquer momento pelos deputados federais. No dia 18 de abril, foi aprovado o requerimento do deputado Hiran Gonçalvez para apreciação imediata do texto pela Câmara.
Além da presidente da Interfarma, a reportagem ouviu Paulo Hoff, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), e Laís Souza, coordenadora do Conep.