Entre o final de abril e começo de maio, mais duas matérias da parceria com o JOTA foram publicadas.
Publicada em 24 de abril, o texto “Propriedade intelectual demanda espaço na agenda de incentivo à ciência no Brasil” demonstra que o Brasil precisa ter um sistema de propriedade intelectual consolidado para fomentar a inovação tecnológica. O presidente interino do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Júlio César Moreira, e o presidente da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI), Gabriel Leonardos, foram ouvidos sobre o tema. Além disso, a matéria destaca a plataforma lançada pela Interfarma PI faz acontecer.
A segunda reportagem “Proteção à propriedade intelectual pode impulsionar acesso a novos medicamentos” destaca o estudo realizado pela consultoria econômica dinamarquesa Copenhagen Economics “Proteção Regulatória do Dossiê de Testes para Produtos Farmacêuticos”. O JOTA conversou com Christian Jervelund, um dos autores do estudo.
PI Faz Acontecer
Foi publicada ainda a notícia “Investimento em P&D pela indústria farmacêutica bate recorde em 2022” no site PI Faz Acontecer. O texto traz os principais dados do estudo realizado pelo IQVIA Institute sobre as tendências globais em P&D em 2023, que tem dados sobre investimento em P&D, pesquisa clínica, lançamento e aprovação de novas drogas e patentes.