PhRMA realiza a Latin America Strategy Session e apresenta estratégia para a região

PhRMA realiza a Latin America Strategy Session e apresenta estratégia para a região

Foi realizada nos dias 12 e 13 de outubro a Latin America Strategy Session, evento anualmente organizado pela Phrma em parceria com a Fifarma e associações locais. O objetivo do encontro é discutir as perspectivas e ações planejadas para a região em 2022.

Segundo a Phrma, assim como em 2021, Brasil e México continuarão sendo os mercados prioritários para atuação da entidade em 2022. Com relação ao Brasil, foi ressaltada a tensão política prevista para o próximo ano por causa das eleições presidenciais.

A entidade informou que tem planejadas as seguintes iniciativas no Brasil: apoio à Interfarma em temas ligados a reformas de Propriedade Intelectual e avanço de prioridades da indústria farmacêutica no país; atuação em Acesso e iniciativas ligadas a associações de pacientes; promoção da adesão do Brasil à OCDE.

Questionada sobre as perspectivas do Brasil em acordos comerciais internacionais, Elizabeth de Carvalhaes ressaltou o risco que o país tem enfrentado com a possível inclusão de medicamentos em um acordo de comércio a ser estabelecido entre os países membros do BRICS.

Foi também destacado o ambiente desfavorável que a indústria farmacêutica vem enfrentando no país durante a pandemia. Apesar de ser responsável pelas vacinas, o setor não é reconhecido positivamente pela sociedade e no Congresso Nacional enfrenta diversos obstáculos, como o licenciamento compulsório de patentes e discussões sobre suspensão de reajuste de preços.

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