
Pesquisa Clínica é discutida na 8ª Reunião do GT-Farma
Na última sexta-feira, 5 de fevereiro, foi realizada a 8ª Reunião do GT-Farma. Participaram representantes da Interfarma, Grupo Farma Brasil, Alanac, Abracro, Abiquifi, Abifina, Sindusfarma, MCTI e MS. A pauta da reunião foi pesquisa clínica e o levantamento das principais demandas apresentadas pelo GT em 2020.
Na primeira parte da reunião, a Abracro fez uma apresentação sobre o cenário da pesquisa clínica no Brasil, com o objetivo de solicitar o apoio do MCTI para aprovar o PL 7082/2017.
Foram destacados os benefícios que o aprimoramento da pesquisa clínica traria, tanto para pacientes como para o país, e apresentados os dados do estudo elaborado pela Interfarma em 2019 (acesse o estudo aqui).
O gráfico abaixo mostra como o cenário provocado pela pandemia de COVID-19 mostrou ser possível melhorar os prazos para análises e aprovações de estudos clínicos no Brasil.
Na segunda parte da reunião, o MCTI apresentou o levantamento das principais demandas apresentadas pelo GT ao longo de 2020. Foram listadas 25 melhorias que as entidades setoriais esperam que sejam implementadas e a respectiva ação que o MCTI pode tomar. O documento será compartilhado pelo MCTI e usado como plano de ação para 2021.