Pela primeira vez, Interfarma elege mulheres para presidência e vice-presidência de seu Conselho Diretor

Pela primeira vez, Interfarma elege mulheres para presidência e vice-presidência de seu Conselho Diretor

Um dia antes do Dia Internacional da Mulher, em 7 de março, a Interfarma elegeu pela primeira vez em 34 anos de existência duas mulheres para ocuparem os cargos de presidente e vice-presidente do Conselho Diretor da entidade.

A eleição aconteceu logo após a escolha dos 13 membros do Conselho Diretor para o biênio 2024-2026. Amanda Spina, presidente da J&J Innovative Medicine, e Andrea Sambati, presidente da Boehringer Ingelheim, foram eleitas presidente e vice-presidente, respectivamente. Fernando Afonso, da Vertex, também foi escolhido como vice-presidente e forma junto com Amanda e Andrea o Comitê Executivo da entidade.

Com uma trajetória de mais de 15 anos nas áreas Comerciais e Marketing, Amanda assumiu a presidência da J&J Innovative Medicine no começo de 2023. Um ano após, chega à presidência do Conselho Diretor da Interfarma.  “Me sinto orgulhosa de ser a primeira mulher a assumir essa posição, às vésperas do Dia Internacional da Mulher. Com mais equidade, podemos contribuir ainda mais para a sociedade”, afirma Amanda, em entrevista realizada logo após ser eleita (clique e leia a entrevista completa).

Para a executiva, o momento é especial e desafiador, diante das necessidades que a os setores de saúde suplementar e público apresentam. “Assumo esta posição em um momento tão especial quanto desafiador. Mais do que nunca, a ciência vem avançando em uma velocidade incrível e trazendo soluções transformadoras para os pacientes. Ao mesmo tempo, temos muitas discussões acontecendo, seja na saúde suplementar ou no setor público. Neste sentido, queremos garantir um ambiente propício à inovação e ao investimento no país”, diz.

Andrea, que assumiu a presidência da Boehringer no Brasil também em 2023, também destaca o acesso à saúde e à inovação como objetivos do novo Conselho Diretor da Interfarma. “Estou muito orgulhosa em assumir a vice-presidência do Conselho da Interfarma e poder contribuir com a atuação da entidade para melhorar o acesso à saúde no Brasil com foco em inovação, colaborando com o Sistema Único de Saúde e o desenvolvimento da indústria no país. É uma honra também participar da ampliação da presença de lideranças femininas na saúde”, afirma.

Perfis

Amanda Spina é presidente da J&J Brasil desde o começo de 2023, onde lidera cerca de mil colaboradores da estrutura farmacêutica com a responsabilidade de contribuir para que as inovações em saúde cheguem de forma sustentável, ética e com a mais alta qualidade no tempo certo aos pacientes brasileiros.

Com uma sólida trajetória de mais de 15 anos nas áreas Comerciais e Marketing, é graduada em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e possui MBA pela mesma instituição.

Conta com passagens nos mercados retail e non-retail, acesso, licitação, trade marketing, vendas e novos negócios. Tem amplo conhecimento sobre o dinâmico mercado brasileiro de saúde e faz parte também do Conselho Diretor da Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos).

Andrea Sambati assumiu o cargo de Presidente da Boehringer Ingelheim no Brasil em junho de 2023. Com mais de 12 anos na empresa, ela ocupou várias posições, incluindo Presidente no Canadá por 4 anos, Gerente Geral na Suécia por 3 anos e líder da equipe global de Fibrose Pulmonar Idiopática na Alemanha por 6 anos.

Com quase 25 anos de experiência na indústria farmacêutica, Andrea sempre trabalhou em empresas alinhadas ao seu propósito pessoal, tendo passado por empresas como Roche e MSD.

Seu estilo de liderança envolve enfrentar desafios de frente, promovendo o desenvolvimento de equipes diversas e colaborativas, incentivando a troca de ideias e a cooperação entre os membros para alcançar objetivos comuns com foco em digitalização, inovação, diversidade e parcerias para cocriar soluções inovadoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *