Novo Código de Conduta é aprovado e entra em vigor em janeiro de 2022
Interfarma Português 11/06/2021

Novo Código de Conduta é aprovado e entra em vigor em janeiro de 2022

A quinta revisão do Código de Conduta da Interfarma, iniciada em 2019, chegou ao fim. O novo texto foi aprovado em Assembleia Geral Extraordinária da Associação em 10 de junho e entra em vigor em janeiro de 2022.

O Código de Conduta traz regras para as relações da Indústria Farmacêutica com seus stakeholders no Brasil, seguindo as mesmas responsabilidades adotadas e baseadas em padrões internacionais. Ele confere às empresas associadas um diferencial competitivo para o paciente que busca nessas marcas os valores de ética e integridade, naturalmente relacionados à qualidade dos seus produtos.

O texto foi analisado, durante 2019, por dez grupos de trabalho (GTs) formados na Comissão de Compliance. Nessa etapa, foram elencados os temas relevantes para a revisão e dessas reuniões originou-se o primeiro esboço. Em 2020, ele foi discutido e aperfeiçoado por toda a Comissão e começou a ganhar sua forma final – aprovada em dezembro de 2020. No início de 2021, ocorreu a revisão externa e retornou às empresas. Já de volta à Interfarma, os ajustes finais demandados foram realizados pela Comissão de Compliance entre fevereiro e junho.

A versão aprovada agora será pronta para publicação. Até seu lançamento, a Interfarma vai buscar o diálogo com velhos parceiros entre Sociedades e Associações médicas e profissionais de saúde e buscar novas parcerias, para levar à comunidade médica e ao Setor Saúde o conteúdo do novo Código de Conduta, garantindo maior força e legitimidade ao documento.

Além da tradução, diagramação, impressão e lançamento do Código de Conduta Revisão 2021, a Interfarma avança em paralelo para concluir o novo treinamento. Ele está em fase de validação da estratégia educacional, dos roteiros e formatos.

Finalizando a preparação para o lançamento do Código, a Comissão de Compliance seguirá com a harmonização entre o texto final aprovado e o documento Perguntas e Respostas (Q&A). Pensado para ser lançado junto ao Novo Código, o Perguntas e Respostas é um documento conciso e adaptado ao novo texto, nos mesmos moldes da IFPMA (International Federation of Pharmaceutical Manufacturers Association). Seu objetivo é auxiliar o interlocutor na busca de entendimentos e consensos que demandam maior clareza para a correta interpretação do Código e sua aplicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *