Nova Q&A aborda mídias sociais/canais digitais
Português 22/01/2024

Nova Q&A aborda mídias sociais/canais digitais

O Perguntas e Respostas, que consolida as Q&As do Código de Conduta Interfarma, foi atualizado com a Q&A nº 26 no final de 2023. Ela aborda o tema de transparência em mídias sociais/canais digitais. 

O Perguntas e Respostas está disponível no site da Interfarma, na página dedicada ao Código de Conduta, e é constantemente atualizado, com objetivo de facilitar o entendimento do Código de Conduta e nortear o cumprimento de suas regras. 

A observância dessas disposições tem o intuito de auxiliar a aplicação das regras definidas, e por isso devem ser também levadas em consideração pelas associadas. 

Q&A nº 26Em relação ao requerimento de transparência de propriedade e/ou patrocínio das associadas em canais/atividades em mídias sociais/canais digitais expressos no dispositivo 11.3.1 (b) do Código de Conduta, podemos considerar que se aplica a atividades de pesquisas agnósticas para pré-seleção de potenciais pacientes para fins de seleção para participação em estudos clínicos? 

O princípio da transparência deve ser norteador de todas as atividades realizadas pelas Associadas, independentemente da mídia/canal. Entretanto, em caso de pesquisas de pré-triagem de estudos clínicos realizados em mídias sociais, em que a transparência possa vir a gerar um viés na participação de voluntários (por ex., somente participar por que é da Indústria) e/ou potencialmente servir a voluntários de vários centros, a identificação da empresa responsável pela ação pode ser facultada. Reforça-se que será dada oportunamente ao potencial participante, antes de qualquer processo decisório de participação ou não em um estudo clínico, a transparência e identificação da respectiva empresa patrocinadora do estudo clínico em questão. 

 

 

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