12/05/2020

Interfarma

Senado será iluminado de roxo em alusão ao Dia Nacional das Mucopolissacaridoses

Diário Carioca Online

O Senado Federal será iluminado de roxo desta segunda (11) até domingo (17), para marcar a passagem do Dia Nacional das Mucopolissacaridoses (distúrbios genéticos que afetam a produção de enzimas), instituído em 2015. As enzimas são fundamentais para diversos processos químicos no organismo e sua falta pode provocar uma série de doenças.

De acordo com o Ministério da Saúde, há diversas consequências desse distúrbio, entre elas macrocefalia (crânio maior que o normal), deficiência intelectual, alterações da face, aumento do tamanho da língua, atraso no crescimento (baixa estatura e baixo peso), rigidez das articulações e deformidades ósseas. A doença não tem cura, mas um tratamento adequado é capaz de reduzir complicações e sintomas, assim como impedir o seu agravamento.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica as mucopolissacaridoses no universo das doenças raras, que afetam cerca de 13 milhões de brasileiros, de acordo com o levantamento mais recente sobre o tema, realizado em 2018 pela Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma).

O pedido para iluminação do edifício do Senado é da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE) e foi autorizado pelo primeiro-secretário, senador Sérgio Petecão (PSD-AC), como forma de conscientização da população e da classe médica a respeito do tema.

Voltar

Abbot
Abbvie
Aegerion
Alexion
Allergan
Amgen
Astellas
Astra Zeneca
Bago
Bayer
Besins
Biogen Idec
Biomarin
Biominas
BMS
Boehringer Ingelheim
Celgene
Chiesi
Daiichi Sankyo
Eisai
Ferring Farmaceuticals
Galderma
Ge
Gilead
Glenmark
Grunenthal
GSK
Ipsen
Janssen
LEO
Lilly
Lundbeck
MSD
MSD
Mundipharma
Novartis
Novo Nordisk
Pfizer
Pharma Praxis
PTC Therapeutics
Pierre Fabre
Roche
Sanofi Aventis
Sarepta Farmacêutica
Servier
Shire
Takeda
Teva
Theraskin
UCB
Vertex Pharmaceuticals
Zambon