14/04/2020

Interfarma

O papel fundamental do Técnico em Saúde

Na linha de frente contra o novo Coronavírus, existe uma ampla rede de profissionais de saúde, que vai muito além dos médicos e pesquisadores. Eles atuam em diversas áreas, como nutrição, enfermagem, diagnóstico por imagens, análises laboratoriais, gestão hospitalar e na atenção primária. São os técnicos de saúde.

Na maioria de suas funções, existe contato direto com o paciente, fundamental para garantir agilidade e eficiência no suporte ao bem-estar e ao melhor atendimento. É o caso dos técnicos em enfermagem, categoria que conta hoje com mais de 1,3 milhão de profissionais no país, segundo o Conselho Federal de Enfermagem.

Quando uma pessoa manifesta sintomas graves da Covid-19 e precisa ser hospitalizada, em qualquer lugar do mundo, é muito provável que o atendimento comece por um técnico em saúde, como os técnicos em enfermagem. Mesmo quando o médico entra em cena, o paciente continua recebendo suporte dos técnicos, não só em enfermagem, mas também em nutrição e em análises clínicas, além da relação indireta com os técnicos da gestão hospitalar. Só na nutrição, existem hoje quase 20 mil técnicos no País, segundo o Conselho Federal de Nutricionistas.



Veja também:

Objetivo é reforçar a importância da pesquisa e inovação na descoberta de novos tratamentos e medicamentos: https://bit.ly/2V5FodG

__________________

Fora dos tempos de crise, o técnico em saúde é um dos grandes responsáveis por evitar inúmeras doenças. No papel de agentes comunitários, em mais de 40 mil equipes do programa Saúde da Família, eles prestam orientações aparentemente simples, mas essenciais para evitar o contágio de diversas doenças, tratar enfermidades de baixo risco em casa e cuidar da saúde dos mais vulneráveis. Esses profissionais atendem quase 65% da população brasileira, segundo o Ministério da Saúde.

O técnico em saúde é um dos profissionais mais essenciais para a existência do Sistema Único de Saúde, o SUS brasileiro, que nessa pandemia tem se provado como um modelo eficiente, robusto e bem estruturado no suporte ao paciente e na organização de esforços conjuntos. Nesse momento de altíssima demanda, a importância do técnico em saúde é tão fundamental que quase 1200 profissionais de saúde estão sendo contratados para atuar no Estado de São Paulo, sendo a maioria de técnicos.

Nesse dia 14 de abril, Dia do Técnico em Serviço de Saúde, a INTERFARMA presta a sua homenagem a esse profissional tão importante ao País, hoje e sempre, assim como todos os profissionais de saúde que já homenageamos e agradecemos pelos esforços. Vamos ajudá-los, seguindo as orientações das autoridades de saúde e, se possível, ficando em casa.



Voltar

Abbot
Abbvie
Aegerion
Alexion
Allergan
Amgen
Astellas
Astra Zeneca
Bago
Bayer
Besins
Biogen Idec
Biomarin
Biominas
BMS
Boehringer Ingelheim
Celgene
Chiesi
Daiichi Sankyo
Eisai
Ferring Farmaceuticals
Galderma
Ge
Gilead
Glenmark
Grunenthal
GSK
Ipsen
Janssen
LEO
Lilly
Lundbeck
MSD
MSD
Mundipharma
Novartis
Novo Nordisk
Pfizer
Pharma Praxis
PTC Therapeutics
Pierre Fabre
Roche
Sanofi Aventis
Sarepta Farmacêutica
Servier
Shire
Takeda
Teva
Theraskin
UCB
Vertex Pharmaceuticals
Zambon