23/09/2019

Setor

Frente Parlamentar vai defender direitos de pessoas com doenças raras

Panorama Farmacêutico

A Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG), aprovou a realização de uma audiência pública de autoria do vereador Olimpio Oliveira, para o próximo dia 25, a partir das 10h, no Plenário da Casa, onde se debaterá a instalação da Frente Parlamentar de Defesa de Políticas de Atenção às Pessoas com Doenças Raras na CMCG.

Segundo Olimpio, o principal objetivo da Frente Parlamentar é o de atuar na articulação para superar os obstáculos enfrentados pelos portadores de Doenças Raras para o acesso aos medicamentos, tratamentos e pesquisas.

A inspiração da criação da Frente Parlamentar veio da luta de jovens como Laissa Guerreira e Patrick Dorneles, que vem debatendo junto à sociedade dos obstáculos enfrentados pelas pessoas com doenças raras.

“Lançamos a ideia da criação de uma Frente Parlamentar de Defesa de Políticas de Atenção às Pessoas com Doenças Raras, cuja ideia foi acolhida por todos os vereadores, especialmente, pelos familiares e pelos portadores de doenças raras” explicou Olimpio, convidando todos para se fazerem presentes na audiência.

O conceito de Doença Rara (DR), segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a doença que afeta até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos, ou seja, 1,3 para cada 2 mil pessoas. No Brasil há estimados 13 milhões de pessoas com doenças raras, segundo pesquisa da Interfarma.

Voltar

Abbot
Abbvie
Aegerion
Alexion
Allergan
Amgen
Astellas
Astra Zeneca
Bago
Bayer
Besins
Biogen Idec
Biomarin
Biominas
BMS
Boehringer Ingelheim
Celgene
Chiesi
Daiichi Sankyo
Eisai
Ferring Farmaceuticals
Galderma
Ge
Gilead
Glenmark
Grunenthal
GSK
Ipsen
Janssen
LEO
Lilly
Lundbeck
MSD
Mundipharma
Novartis
Novo Nordisk
Pfizer
Pharma Praxis
PTC Therapeutics
Pierre Fabre
Roche
Sanofi Aventis
Servier
Shire
Takeda
Teva
Theraskin
UCB
Vertex Pharmaceuticals
Zambon