Notice: Undefined variable: retornoLoginSgc in /home/interfarma/www/modules/Site/View/layout/default.phtml on line 418
22/08/2019

Setor

"Não adianta vacinar aleatoriamente", diz ministro

O Globo

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou ontem que não adianta promover campanhas de vacinação contra o sarampo de maneira aleatória, fazendo menção a mutirões de vacinação em estádios de futebol em São Paulo.

Segundo Mandetta, a recomendação ao Ministério da Saúde é vacinar bebês de 6 a 12 meses, mesmo fora do calendário nacional de vacinação (que prevê a aplicação da dose contra o sarampo entre 12 e 15 meses de vida). Adultos entre 15 e 29 anos, que podem ter deixado de tomar as duas doses recomendadas da vacina, também são alvo d a dose de proteção.

O ministro afirmou ainda que, diante do aumento do número de casos e da demanda da população, as secretarias municipais de saúde se atrapalharam para dar a informação correta às pessoas.

—Está fora da recomendação técnica (vacinarem estádios). Quando você tem uma situação como essa, você vai nos públicos-alvo, e vai nos bloqueios. Se for fazer em pessoas de 70 anos, que provavelmente já tiveram sarampo, já entraram em contato (com o vírus) durante a vida, fazendo aleatoriamente, de uma maneira aberta... Nós não estamos falando de multivacinação, nós não estamos falando de uma campanha de vacinar a população inteira, nós estamos falando de bloqueios e de target no público alvo, essa é a recomendação técnica que tem sido feita—afirmou o ministro.

De acordo com Mandetta, o ministério da Saúde já enviou mais de 8 milhões de doses da vacina para São Paulo - que concentra os diagnósticos de sarampo —e está solicitando a produção de mais doses. Anteontem, um balanço divulgado pelo ministério mostrou que, até dia 18 de agosto, foram confirmados 1.845 casos da doença no país neste ano, dos quais 1.680 são considerados ativos.

Voltar

Abbot
Abbvie
Aegerion
Alexion
Allergan
Amgen
Astellas
Astra Zeneca
Bago
Bayer
Besins
Biogen Idec
Biomarin
Biominas
BMS
Boehringer Ingelheim
Celgene
Chiesi
Daiichi Sankyo
Eisai
Ferring Farmaceuticals
Galderma
Ge
Glenmark
Grunenthal
GSK
Ipsen
Janssen
LEO
Lilly
Lundbeck
MSD
Mundipharma
Novartis
Novo Nordisk
Pfizer
Pharma Praxis
PTC Therapeutics
Pierre Fabre
Roche
Sanofi Aventis
Servier
Shire
Takeda
Teva
Theraskin
UCB
Vertex Pharmaceuticals
Zambon