27/06/2019

Interfarma / Setor

RELEASE: Seminário INTERFARMA sobre inovação em saúde reúne Mandetta, Maia e Alcolumbre

Comunicação INTERFARMA

Discutir o cenário da saúde no Brasil, em busca de mais acesso às inovações tecnológicas e seus benefícios ao paciente brasileiro. Esse é o objetivo do Seminário INTERFARMA - “Inovação Tecnológica na Saúde e o Valor para o Paciente”, que acontece no próximo dia 4 de julho, em Brasília (DF). O evento contará com as presenças dos presidentes do Senado Federal, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, além do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e da senadora Mara Gabrilli.

Na ocasião, a INTERFARMA lançará um estudo sobre pesquisa clínica, elaborado pela consultoria internacional IQVIA. O trabalho mostra um panorama do setor no país, destacando os entraves que precisam ser trabalhados para que o Brasil, atualmente o sexto maior mercado farmacêutico do mundo, tenha uma posição igualmente de destaque na produção de estudos clínicos. Hoje, o país ocupa a 15ª posição, com 2,1% dos estudos clínicos iniciados em 2018. 

O seminário se destaca também pelos convidados internacionais, que irão compartilhar as suas experiências nas áreas de propriedade industrial, inovação, geração de patentes e tendências ligadas ao setor farmacêutico. Estão confirmadas as presenças de Federico de Masi, um dos maiores especialistas em propriedade industrial da Europa; Roger van den Heuvel, Líder Global de Estratégias do Setor de Ciências da Vida da KPMG; Bernard Munos, CEO do InnoThink Center para pesquisa em inovação biomédica e Professor da Stanford Graduate School of Business (EUA); e Manfredo C. Cozzi, Médico e ex-Presidente da Câmara Argentina de Especialidades Medicinais (CAEMe).

Dividido em cinco painéis, o seminário terá discussões focadas em pesquisa clínica, contexto econômico do País, inovação, acesso e governo. 

O primeiro painel é de pesquisa clínica e contará com a presença do Dep. Federal Hiran Gonçalves, relator do PL de Pesquisa Clínica, que avança no Congresso. Também participam do debate a Dep. Federal Carmen Zanotto, presidente da Frente Parlamentar Mista da Saúde, e Fábio Franke, presidente da Aliança Pesquisa Clínica Brasil.

Em seguida, está previsto o painel de economia, com a presença de Caio Megale, Secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia. Ele apresentará um panorama do momento político-econômico do País, com foco no setor industrial.

No início da tarde, o terceiro painel reunirá o presidente do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), Cláudio Vilar Furtado, e a diretora da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Alessandra Bastos, que falarão sobre o papel do agente regulador e a importância da propriedade industrial para a inovação no País. 

Também participam do debate a pesquisadora do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Fernanda de Negri, doutora em economia pela Universidade Estadual de Campinas; e Thiago de Mello Moraes, Coordenador-Geral de Saúde e Biotecnologia da Secretaria de Políticas para Formação e Ações Estratégicas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

O painel seguinte, sobre governo, traz uma apresentação sobre as ações do governo para o aprimoramento do setor industrial, com destaque na área farmacêutica. Ela será realizada pelo Secretário Especial Adjunto, Igor Calvet, da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia. 

O seminário será encerrado com um painel sobre acesso. Reunirá Denizar Vianna de Araújo, Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE/MS); Leandro Fonseca da Silva, Diretor-Presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); e Tiago Farina Matos, Diretor Jurídico e Advocacy do Instituto Oncoguia.

Veja a programação completa do evento aqui.

Voltar

Abbot
Abbvie
Actelion
Aegerion
Alexion
Allergan
Amgen
Astellas
Astra Zeneca
Bago
Bayer
Besins
Biogen Idec
Biomarin
Biominas
BMS
Boehringer Ingelheim
Celgene
Chiesi
Daiichi Sankyo
Eisai
Ferring Farmaceuticals
Galderma
Ge
Glenmark
Grunenthal
GSK
Ipsen
Janssen
LEO
Lilly
Lundbeck
MSD
Mundipharma
Novartis
Novo Nordisk
Pfizer
Pharma Praxis
PTC Therapeutics
Pierre Fabre
Roche
Sanofi Aventis
Servier
Shire
Takeda
Teva
Theraskin
UCB
Vertex Pharmaceuticals
Zambon