11/01/2019

Associadas / Setor

Amgen faz investimento de R$ 50 milhões em fábrica brasileira

Guia da Farmácia Online

A Amgen, biofarmacêutica focada em doenças de difícil tratamento, anunciou um investimento de quase R$ 50 milhões até 2021. O aporte visa ampliar a participação de mercado da unidade de negócios Bergamo, focada na produção de genéricos e similares, com o lançamento de novos medicamentos, pesquisa e desenvolvimento e o aumento da capacidade produtiva da fábrica.

Hoje, além da produção de somatropina (hormônio de crescimento) e toxina botulínica, o Bergamo possui uma das quatro fábricas do Brasil de medicamentos oncológicos injetáveis. Com o investimento, será possível desenvolver um pipeline robusto de medicamentos para uso hospitalar e oncológicos, mantendo um ritmo de mais ou menos cinco novos produtos por ano nos próximos quatro anos. O foco é trazer alternativas e estimular a concorrência para moléculas que atualmente só têm o medicamento referência disponível no mercado, e moléculas antigas, que têm apresentado dificuldade para atender a demanda do mercado brasileiro. Todos esses medicamentos serão produzidos localmente com o respaldo tecnológico da Amgen.

Este ano foram lançados cinco novos medicamentos no portfólio do Bergamo, o Mielocade (bortezomibe) para mieloma múltiplo, a fluoruracila e a vincristina, usado no tratamento de uma série de tumores sólidos, a galantamina, para o tratamento de doença de Alzheimer e Solupren (metilprednisolona), anti-inflamatório.

Além da ampliação do portfólio, o Bergamo também terá como pilar de crescimento a terceirização de produção de outros laboratórios e a exportação de medicamentos para outros mercados. Por este motivo a empresa está em um processo de ampliação do parque fabril, localizado na Grande São Paulo, que envolve principalmente dobrar a capacidade produtiva de medicamento liofilizados e a ampliação da jornada de trabalho para três turnos.

Voltar

Abbot
Abbvie
Actavis
Actelion
Aegerion
Alexion
Allergan
Amgen
Astellas
Astra Zeneca
Bago
Bayer
Besins
Biogen Idec
Biomarin
Biominas
BMS
Boehringer Ingelheim
Celgene
Chiesi
Daiichi Sankyo
Eisai
Ferring Farmaceuticals
Galderma
Ge
Glenmark
Grunenthal
GSK
Ipsen
Isdin
Janssen
LEO
Lilly
Lundbeck
Merck Serono
MSD
Mundipharma
Novartis
Novo Nordisk
Pfizer
Pharma Praxis
Pierre Fabre
Reckitt
Roche
Sanofi Aventis
Servier
Shire
Stiefel
Takeda
Teva
Theraskin
UCB
Zambon