11/01/2018

Setor

Saúde e tarifas pressionam o custo de vida da 3ª idade

Valor Econômico | Jornalista: Alessandra Saraiva

O Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade (IPC-3i), que mede a inflação em famílias compostas majoritariamente por pessoas com mais de 60 anos, encerrou o ano passado com alta de 3,80%, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Embora tenha sido quase metade da taxa de 2016 (6,07%), foi acima do Índice de Preços ao Consumidor - Brasil (IPC-BR), que mede inflação geral e ficou em 3,23% no ano passado.

A inflação do idoso foi pressionada por preços monitorados mais caros em 2017, como plano de saúde e tarifa de energia elétrica. A tendência para 2018 é de que os preços percebidos pelos idosos continuem operando acima da inflação média. Isto porque há perspectiva de continuidade em reajustes elevados em planos de saúde e energia, que pesam no bolso dos mais velhos, disse André Braz, economista da FGV.

A inflação do plano de saúde foi a principal contribuição para o IPC-3i no ano passado, com aumento de 12,27%. Esse item pesa 9,31% no IPC-3i, mais que o dobro do peso no IPC-BR, de 4,3%. O orçamento do idoso no ano passado também foi pressionado por elevações de tarifa de energia (11,52%); gasolina 11,63%, e condomínio residencial (7,08%).

A inflação do idoso em 2017 poderia ter avançado mais, não fosse a trajetória de alimentos mais baratos. Com peso de 19,31% no IPC-3i, das dez principais quedas observadas no indicador em 2017, sete eram originadas do setor de alimentação.

O comportamento dos alimentos não deve se repetir em 2018, alertou o especialista. Ele comentou que o clima este ano pode não ser tão favorável quanto em 2017.

Voltar

Abbot
Abbvie
Actavis
Actelion
Aegerion
Alexion
Allergan
Amgen
Astellas
Astra Zeneca
Bago
Bayer
Besins
Biogen Idec
Biomarin
Biominas
BMS
Boehringer Ingelheim
Celgene
Chiesi
Daiichi Sankyo
Eisai
Ferring Farmaceuticals
Galderma
Ge
Glenmark
Grunenthal
GSK
Ipsen
Isdin
Janssen
LEO
Lilly
Lundbeck
Merck Serono
MSD
Mundipharma
Novartis
Novo Nordisk
Pfizer
Pharma Praxis
Pierre Fabre
Reckitt
Roche
Sanofi Aventis
Servier
Shire
Stiefel
Takeda
Teva
Theraskin
UCB
Zambon