04/10/2017

Interfarma / Posicionamentos

Soluções para o setor são discutidas em lançamento de estudo sobre Custos da Saúde

Evento contou com a presença de três entidades, incluindo a INTERFARMA, e do diretor-presidente da ANS



K:interfarmaComunicaçãoEventos?7Custos da SaúdeFotosInterfama_Interfarma.jpg

“O sistema de saúde vive uma crise e não podemos culpar o envelhecimento da população, a crescente incidência de doenças crônicas e complexas, nem a chegada de novas tecnologias. Ainda mais importante, não podemos ficar jogando a culpa no outro: o setor deve discutir junto uma solução”, defendeu Antônio Britto, presidente-executivo da INTERFARMA (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa), no lançamento da cartilha “O Custo da Saúde – Fatos e Interpretações”.

O evento aconteceu na última segunda-feira, dia 02/10, na Sala da Congregação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), diante de um público de 130 pessoas e com transmissão ao vivo pela internet. Na ocasião, a mesa de debates foi formada também pelo diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Leandro Fonseca; pelo presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Florentino Cardoso; pelo Prof. Dr. Giovanni Cerri, ex-secretário de Estado da Saúde, e pelo presidente do Conselho da Associação Nacional dos Hospitais Privados (Anahp), Francisco Balestrin.


A cartilha, produzida em parceria entre INTERFARMA e Anahp, apresenta informações sobre os custos da saúde. É destacado que houve um aumento da procura por atendimento e tratamentos, fenômeno que impacta os custos, em vez de um aumento de preços, que seria caracterizado simplesmente como inflação da saúde.


K:interfarmaComunicaçãoEventos?7Custos da SaúdeFotosInterfama_Interfarma.jpg

“Vivemos o desafio de discutir e rever modelos de remuneração, além de investir mais em prevenção. Mas essas são duas ações precisam de tempo e persistência para serem efetivas”, destacou Britto. “São necessárias estratégias de prevenção e a gestão eficiente do paciente, além dos muros do hospital”, disse Francisco Balestrin, presidente do Conselho da Anahp.

O lançamento gerou ampla repercussão na imprensa, com dezenas de reportagens publicadas, incluindo o jornal Estado de S.Paulo (veja aqui) e artigo da jornalista Cláudia Colucci, repórter especial da Folha de S.Paulo (veja aqui).

Voltar

Abbot
Abbvie
Actavis
Actelion
Aegerion
Alexion
Allergan
Amgen
Astellas
Astra Zeneca
Bago
Bayer
Besins
Biogen Idec
Biomarin
Biominas
BMS
Boehringer Ingelheim
Celgene
Chiesi
Daiichi Sankyo
Eisai
Ferring Farmaceuticals
Galderma
Ge
Glenmark
Grunenthal
GSK
Ipsen
Isdin
Janssen
LEO
Lilly
Lundbeck
Merck Serono
MSD
Mundipharma
Novartis
Novo Nordisk
Pfizer
Pharma Praxis
Pierre Fabre
Reckitt
Roche
Sanofi Aventis
Sanofi Genzyme
Servier
Shire
Stiefel
Takeda
Teva
Theraskin
UCB
Zambon