A Interfarma se reuniu com o presidente da Associação Brasileira de Medicina Farmacêutica (SBMF), Helio Osmo, na última terça-feira, 10 de agosto. O objetivo foi retomar o diálogo sobre projeto de sensibilização das sociedades e associações médicas em temas de Compliance da Indústria Farmacêutica de Pesquisa.
A iniciativa brasileira do Ministério da Saúde, equivalente ao Sunshine Act, e outras leis de Transparência em todo o mundo e o recente encontro do Instituto Ética Saúde, onde foi apresentado o Plano de Integridade do MS para o biênio 2022-2023, foram discutidos durante o encontro.
Foi ainda apresentado à SBMF um documento elaborado pela Interfarma, com a colaboração das Associadas, sobre a transparência das relações da Indústria e classe médica. Ele será enviado à diretora de Integridade do MS numa tentativa de contribuir com a melhor efetividade da nova norma.
Além disso, a Interfarma dividiu as preocupações trazidas pelas suas Associadas em relação aos retrocessos verificados pós-pandemia, como em questões que envolvem a realização de eventos de Sociedades e Associações Médicas. Algumas ações desses eventos trazem conflitos de interesse de acordo com os Códigos de Interfarma, IFPMA e PHRMA. Eles podem inviabilizar o patrocínio da Indústria Farmacêutica de Pesquisa a futuros eventos.
A Interfarma e a SBMF vão realizar reuniões virtuais, nos próximos meses, com algumas dessas Entidades, para comunicar o interesse da Indústria em apoiar seus eventos, sem influenciar em suas escolhas e autonomia. Nestas reuniões será apresentado um olhar para a regulamentação governamental e para as iniciativas internacionais e locais de Compliance, como o Código de Conduta da Interfarma, que limitam a participação dessas empresas, em benefício do paciente, diante de alguns conflitos de interesses.