A Interfarma realizou uma reunião com o deputado federal Dr. Frederico, vice-líder do Patriota e coordenador do Grupo de Trabalho sobre os Desafios da Oncologia, instalado em 2021 na CSSF, na quarta-feira (30.06). A entidade se colocou à disposição para apoiar os trabalhos do GT, com o compartilhamento de informações, estudos e benchmarkings.
O deputado foi informado que a Interfarma possui internamente um grupo voltado para a oncologia, formado por representantes das empresas que produzem medicamentos para essa linha, e que um dos principais temas que vem sendo discutido é a questão do financiamento da oncologia no SUS. O grupo da Interfarma está desenvolvendo um trabalho para propor que o atual modelo de APACs seja aprimorado ou substituído por um novo, para que os avanços que vêm sendo realizados na área da saúde possam se traduzir em acesso a novas tecnologias pelo paciente brasileiro. Outra preocupação mencionada pela Interfarma foi a profunda divergência do rol de tecnologias ao qual o paciente do SUS tem acesso, se comparado ao paciente do sistema privado de saúde.
O Deputado, que é oncologista, concordou com as preocupações levantadas, mas afirmou que, no momento, o principal desafio que se apresenta ao sistema público de saúde é orçamentário. Ele destacou que entende e valoriza os vultuosos esforços da indústria farmacêutica em pesquisa e reconhece a mudança que as novas tecnologias têm trazido ao paciente. Porém, ele ressaltou que o modelo atual de financiamento e o orçamento disponível não comportam todos os produtos inovadores que vêm sendo lançados.
Como solução, o deputado propôs que sejam discutidos novos modelos de financiamento, como o Acordo de Compartilhamento de Risco, e mencionou que nessa semana se reunirá com o TCU para tratar desse tema. Ele sugeriu ainda que, no cenário atual, a incorporação de tecnologias inovadoras pela CONITEC seja discutida caso a caso.
A Interfarma aproveitou a reunião para apresentar seu posicionamento com relação ao PL 6330/2019 (oncológicos orais), ao qual o Deputado afirmou voto favorável, e ao PL 939/2021 (suspensão de reajuste de preços). Sobre o tema de preços, o Dr. Frederico afirmou ser favorável ao livre mercado e ao pleito do setor farmacêutico.