Interfarma realiza primeiro Workshop Temático para jornalistas

Interfarma realiza primeiro Workshop Temático para jornalistas

A Interfarma realizou o primeiro Workshop Temático para jornalistas no dia 5 de julho. O evento, realizado pela Diretoria de Comunicação e de Propriedade Intelectual, aconteceu na sede da Associação e trouxe uma visão abrangente sobre Propriedade Intelectual. 

Foi uma oportunidade de conversar com repórteres que cobrem saúde e política sobre como PI pode trazer mais investimentos e terapias inovadoras para o Brasil.  

O evento, que iniciou com fala da presidente Elizabeth de Carvalhaes, passou por aspectos da inovação e sua interface com propriedade intelectual. Antônio Márcio Buainain, professor do Instituto de Economia da Unicamp, trouxe uma visão econômica da propriedade intelectual, ressaltando as diferenças entre monopólio e exclusividade, além das vantagens da inovação para a sociedade.  

A diretora de Propriedade Intelectual da IFPMA, Komal Kalha, trouxe a perspectiva internacional sobre direitos de propriedade intelectual, impressões e ponderações sobre o TRIPs Waiver e a pandemia e o posicionamento adotado pelo Brasil nas discussões.  

Já Kaike Boni de Mathis Silveira, gerente de Relações Governamentais da Amcham, falou sobre o alinhamento legislativo entre países por meio de acordos e sistemas internacionais, destrinchando as preocupações e pontos de melhora do Brasil de acordo com o Special Report 301.  

Gabriel Leonardos, presidente da ABPI falou sobre o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Segundo ele, existem 3 grandes preocupações que causaram a recente diminuição do número de pedidos de patentes: o processo de desindustrialização do país, falta de estímulo ao patenteamento e a demora do INPI. 

O Workshop Temático é uma das atividades da Academia Interfarma de Comunicação em Saúde, cujo objetivo é atender as necessidades de educação em saúde, divulgando conhecimento sobre jornada de medicamentos e tratamentos, desde a pesquisa clínica até dispensação e acesso a pacientes, para jornalistas e comunicadores. 

As palestras foram gravadas e serão disponibilizadas no YouTube da Interfarma em breve. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.