Foi realizada no dia 30 de junho uma reunião com associações de pacientes* para discutir o cenário de pesquisa clínica no Brasil. O encontro contou com a participação de Fernando Francisco, presidente da ABRACRO; Fernanda Schwyter, presidente do Projeto Cura; e representantes das comissões de Patient Advocacy e Pesquisa Clínica da Interfarma.
O objetivo foi criar um espaço para que associações de pacientes e empresas apresentem e discutam sua visão sobre o cenário atual de pesquisa clínica no Brasil.
Além de falar sobre a importância de aprovação do PL 7082/2017, foram trazidos pelas associações de pacientes gargalos encontrados no dia a dia do participante de uma pesquisa clínica. Entre eles, se destacam: dificuldade de acesso à pesquisa para pacientes que vivem longe de grandes centros urbanos; falta de informação sobre o tema tanto para o paciente quanto para os profissionais de saúde; e importância de um olhar cuidadoso para a jornada do participante durante a pesquisa clínica.
Como encaminhamento, foi definido que os principais pontos levantados serão compilados e compartilhados com o grupo, para definição de prioridades e discussão de potenciais linhas de atuação.
Estiveram presentes na reunião representantes do Instituto Oncoguia, Instituto Vencer o Câncer, ADJ Diabetes, FEBRAZ, ALEMDII e ABRAF.