Interfarma realiza a primeira Semana de Atualização em Saúde em parceria com o Estadão
Destaque Português 29/08/2022

Interfarma realiza a primeira Semana de Atualização em Saúde em parceria com o Estadão

Entre 22 e 26 de agosto, a Interfarma, em parceria com o jornal O Estado de S.Paulo e o Estadão Blue Studio, realizou a primeira Semana de Atualização em Saúde, parte da Academia Interfarma de Comunicação em Saúde (AICS), voltada para jornalistas e comunicadores de todo o Brasil. 

A Semana Estado de Jornalismo de Saúde teve mais de 2 mil inscritos, que tiveram a oportunidade de ouvir especialistas, cientistas, economistas e jornalistas sobre diferentes aspectos da Ciência, da Saúde e da cobertura jornalística. 

Em seus discursos de abertura e encerramento da Semana, a presidente da Interfarma, Elizabeth de Carvalhaes, destacou o propósito da Associação em ser fonte crível de informação sobre a indústria farmacêutica de pesquisa para a imprensa e sociedade brasileira, realizando assim momentos de diálogo, como a Semana Estado, entre especialistas, cientistas e jornalistas, o que contribui para a melhora da cobertura sobre Saúde. 

O evento foi realizado totalmente on-line e, em seu primeiro dia (22.08), discutiu “O que aprendemos em uma emergência global e como enfrentaremos a próxima crise de saúde pública”. A palestra do dia foi feita por Jarbas Barbosa da Silva Jr., vice-Diretor (licenciado) da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS). 

Em seguida, a jornalista e mediadora Rita aprofundou a discussão com o Dr. Nelson Teich, ex-ministro da Saúde; Dr. Gonzalo Vecina, ex-presidente da Anvisa e professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP); Dra. Rosana Richtmann, médica infectologista do Hospital e Maternidade Santa Joana, Pro Matre Paulista e Instituto de Infectologia Emílio Ribas; e Dr. Grega Kumer, diretor-associado da International Federation of Pharmaceutical Manufacturers and Associations (IFPMA). 

O tema do dia 23 de agosto foi “O combate às fake news em saúde”, com a palestra sendo ministrada pelo Prof. Dr. Fábio Malini, coordenador do laboratório de estudos sobre imagem e cibercultura (LABIC) da Universidade Federal do Espírito Santo. O debate reuniu jornalistas que trabalham com checagem de notícias: Cristina Tardáguila, diretora sênior de Programas do International Center for Journalists ICFJ e fundadora da Lupa; Daniel Bramatti, Editor do Estadão Verifica; e Tai Nalon, Diretora Executiva do site Aos Fatos. 

O acesso às novas terapias e a sustentabilidade dos sistemas de saúde foi o tema da discussão do dia 24 de agosto, com a palestra sendo ministrada pelo consultor internacional em Economia e Gestão de Saúde, André Médici; e o debate com a participação de Antoine Daher, presidente da Casa Hunter, da Casa dos Raros e da Febrararas; Dra. Juliana Bush, médica endocrinologista e Diretora de Previdência e Assistência da CAPESESP; e Leandro Safatle, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Governo Federal e pesquisador do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz. 

No penúltimo dia, 25 de agosto, a Semana Estado trouxe para a discussão a “Jornada do Medicamento”, destacando a importância da pesquisa clínica e da proteção à inovação no desenvolvimento de medicamentos e terapias. O palestrante do dia foi Mark Schultz, Diretor do Centro de Direito de Propriedade Intelectual e Tecnologia da Faculdade de Direito da Universidade de Akron, que trouxe a propriedade intelectual como essencial para que a inovação em saúde aconteça. Os doutores Eduardo Motti, médico e consultor em pesquisa clínica, e Fábio Franke, presidente da Aliança Pesquisa Clínica e diretor da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, conversaram com a audiência sobre a importância da pesquisa clínica. 

O último dia foi dedicado a discussão sobre Comunicação em Saúde, iniciado com a palestra da jornalista Mônica Teixeira, que nos anos 90 foi a primeira repórter a chegar a Kikuit, no Zaire, epicentro de um surto de casos e mortes causados pelo vírus Ebola. 

O debate teve a participação dos comunicadores em saúde: Daniel Martins De Barros, professor colaborador da Faculdade de Medicina da USP; médico do Instituto de Psiquiatria (IPq), colunista e produtor de conteúdo para o YouTube; Luiza Caires, editora de Ciências do Jornal da USP; Letícia Sarturi, professora Titular do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Paulista; e Ethel Maciel, epidemiologista, professora Titular da Ufes e Presidente da Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose. Além disso, Natália Pasternack, presidente do Instituto Questão de Ciência, fez a palestra de encerramento da Semana Estado de Jornalismo de Saúde. 

Todas as discussões realizadas durante a Semana Estado de Jornalismo de Saúde serão disponibilizadas no site do Estadão Blue Studio. Assim que foram disponibilizadas, enviaremos comunicação para todos. Além disso, no dia 11 de setembro, o jornal O Estado de S.Paulo publicará um caderno especial sobre o evento. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *