Na quarta-feira, 14/09, a Diretoria de Assuntos Regulatórios da Interfarma participou do I Simpósio Internacional de Farmacovigilância, realizado na sede da Anvisa, em Brasília. O encontro reuniu representantes da Agência, da indústria farmacêutica, de universidades e uma equipe do Uppsala Monitoring Centre (UMC), Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Monitorização da Segurança de Medicamentos no mundo.
A equipe técnica do UMC está em missão no Brasil para avançar em temas de colaboração com a Anvisa. Em sua apresentação, Salvador Alvarado, representante do Uppsala, enalteceu a parceria com a Anvisa e os resultados nos últimos anos, quando apresentou gráficos comparativos sobre o aumento da quantidade e qualidade de notificações enviadas ao Programa Internacional de Monitorização de Medicamentos da Organização Mundial da Saúde.
A gerente de farmacovigilância da Anvisa, Helaine Capucho, falou sobre as perspectivas para a área no Brasil e destacou o aumento na participação dos cidadãos nas notificações nos últimos anos. Enquanto em 2020 as notificações desse público foram de apenas 4,77% do total de notificações, em 2021 esse número passou para 36,71%. Os dados são referentes às notificações de medicamentos, recebidas pelo sistema Vigimed.
O I Simpósio Internacional de Farmacovigilância faz parte das comemorações pelo Dia Mundial de Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro, e que em 2022 terá como tema a “Medicação Segura”.