A Interfarma participou na quinta-feira, 15 de setembro, de encontro com o Ministro de Relações Exteriores do Brasil, Carlos França, em encontro promovido pela AMCHAM Brasil. O objetivo foi apresentar medidas para fomentar cadeias de fornecimento entre Brasil e Estados Unidos.
Eduardo Calderari, presidente-executivo da Interfarma, apresentou ao Ministro e participantes dados do mercado brasileiro e os desafios para o desenvolvimento da indústria farmacêutica no País.
Calderari destacou que a indústria farmacêutica é globalizada e que, cada vez mais, concentram-se processos e a produção em locais em que, além de capacidade científica e de produção, o arcabouço legal, político e regulatório seja viável para isso.
Foram apresentados os desafios para que o País seja inserido e se destaque nessa cadeia global, dentre eles:
1) A necessidade de criação de um ambiente favorável à pesquisa clínica, com celeridade para avaliação de pedidos de estudos e requisitos nos processos de avaliação de um dossiê de pesquisa, alinhados à padrões internacionais.;
2) A importância da redução do “Custo Brasil”, que passa por questões estruturantes e fundamentais, com a necessidade de uma reforma tributária;
3) Incentivo à inovação e a proteção dessa inovação – patentes e dados de teste;
4) A relevância do fortalecimento do complexo industrial de saúde, ressaltando que isso deve ser independente da origem do capital, mas direcionado a promover parcerias para transferência de tecnologia (por meio de regras claras, timing definidos etc) e que incentivos à produção sejam via melhorias regulatórias (ex. redução e prazos da ANVISA), sejam via benefícios fiscais, ou de compras.