
Interfarma participa de evento em celebração aos 50 anos do PNI
A Frente Parlamentrar em Defesa da Vacina, com o apoio da Interfarma, realizou evento comemorativo aos 50 anos do Programa Nacional de Imunizações (PNI), no dia 12 de setembro. O PNI completa cinco décadas nesta segunda-feira, 18 de setembro.
O evento contou com a participação de Nísia Trindade, Ministra da Saúde; Renato Porto, presidente-executivo da Interfarma; Antônio B. Torres, diretor-presidente da ANVISA; o Deputado Dorinaldo Malafaia, anfitrião e presidente da FPDV; o médico Dráuzio Varella e o influenciador Felipe Neto, além de representantes da FioCruz, CONASEMS, CONASS, OPAS/OMS.
A Interfarma, representada pelo presidente-executivo, Renato Porto, destacou a importância das vacinas para a saúde da população brasileira e a grandiosidade do PNI, reconhecido nacional e internacionalmente como uma das intervenções mais eficientes em Saúde Pública. Ressaltou ainda o compromisso da indústria farmacêutica de pesquisa no desenvolvimento e disponibilização de novos imunizantes.
A Ministra da Saúde falou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido para superar a baixa cobertura vacinal registrada nos últimos anos. Segundo a ministra, a implantação do Movimento Nacional pela Vacinação no início do ano já demonstra resultados. Os dados parciais coletados pela secretaria de Saúde Digital mostram que a cobertura de vacinação contra HPV aumentou em 80% do ano passado para cá e a de meningite teve um aumento de 100%. Nísia Trindade também reforçou que a vacinação é um ato coletivo e de empatia, já que a alta cobertura vacinal dos diferentes imunizantes disponíveis protege aqueles que por motivos variados possuem restrição para se vacinar.
O combate às fake news e o investimento em comunicação foram colocados como primordiais por todos os participantes para que o Brasil volte a ter altos índices de vacinação. Além disso, foi ressaltada a importância do PNI para a região latino-americana, por sua conhecida cooperação com os governos da região.
Durante o evento, os presentes puderam se vacinar com a dose bivalente contra a Covid-19.