
Interfarma participa de audiência pública sobre incorporação de novas tecnologias em oncologia
O vice-presidente da Interfarma, Eduardo Calderari, participou na quinta-feira, 16 de setembro, de audiência pública sobre a incorporação de novas tecnologias em oncologia pelo sistema público de saúde.
A audiência foi realizada pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados a pedido do deputado Pedro Westphalen (PP-RS). O objetivo foi debater como diminuir a judicialização de pacientes que necessitam de acesso a novas medicamentos e tecnologias não recomendadas pelos órgãos de controle.
Calderari destacou que a oncologia lidera o número de terapia em desenvolvimento no mundo. Porém, as incorporações no sistema de saúde brasileiro não acompanham essa evolução das terapias. Por isso, defendeu maior celeridade nas análises realizadas pela Conitec e a mudança na consideração dos custos em detrimento dos ganhos terapêuticos e qualidade de vida para os pacientes.
Sobre a judicialização, Calderari enfatizou que o setor farmacêutico é contrário, mas que isso só ocorre porque há demora na incorporação e os pacientes buscam então alternativas para garantir os melhores tratamentos disponíveis. Ele também falou sobre a importância da pesquisa clínica para o desenvolvimento de novos tratamentos e para melhorar o acesso do brasileiro a eles.
Além do vice-presidente da Interfarma, participaram da audiência pública representantes do Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias e Inovação em Saúde da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos (SCTIE/MS), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH). Os deputados Dr. Frederico (PATRIOTA/MG), Pedro Westphalen (PP/RS), Carmen Zanotto (CIDADANIA/SC), Flávia Morais (PDT/GO) e Silvia Cristina (PDT/RO) também se manifestaram durante a audiência.