Interfarma na mídia: Pacientes com doenças raras lutam para conseguir remédios no SUS
Interfarma Português 24/10/2021

Interfarma na mídia: Pacientes com doenças raras lutam para conseguir remédios no SUS

O site Metrópoles publicou reportagem nessa quinta-feira, 21 de outubro, sobre as famílias que enfrentam burocracia e recorrem a Justiça em busca de tratamentos para doenças raras. O vice-presidente da Interfarma, Eduardo Calderari, é umas das fontes ouvidas pela jornalista Juliana Contaifer.

A reportagem traz quais são os gargalos no processo de incorporação de medicamentos e tecnologias no SUS. Entre os problemas citados por Calderari, estão a dificuldade em um acordo comercial entre o Ministério da Saúde e o fabricante, algo que faz com que alguns processos fiquem parados por meses; o processo de compra, com cada estado sendo reponsável pela aquisição; e a composição do plenário da Conitec, onde indústria e associações de pacientes não têm assento fixo.

“O principal problema hoje é a demora. A gente observa que, mesmo com a aprovação, não se entra em acordo comercial com a fabricante. Tem processos assim há mais de um ano parados no Ministério da Saúde. Ao mesmo tempo, durante a negociação, há muita incoerência. Eles se perdem, inventam números e descontos, e o paciente fica sem produto. É um desperdício de tempo e de recursos”, afirmou, acrescentando que os descontos exigidos pelo governo extrapolam a razoabilidade.

Para ler a reportagem completa, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *