Na última reunião da Comissão de Comunicação, realizada em 23 de junho, foi apresentada a Academia Interfarma de Comunicação em Saúde (AICS). O projeto da Diretoria de Comunicação visa atender as necessidades de educação em saúde, expandindo o conhecimento dos jornalistas e comunicadores sobre a jornada de medicamentos e tratamentos, desde a pesquisa clínica até dispensação e acesso.
A AICS é dividida em 4 atividades: relacionamento, workshop temático, atualização de Comunicação em Saúde e Futuro do Jornalismo em Saúde. As atividades foram desenvolvidas sobre os pilares de educação e relacionamento com a imprensa. O programa atende o propósito definido da Interfarma em ser a principal fonte de interlocução e divulgação da indústria farmacêutica, e também o da área de comunicação que é ser fonte crível de informação e plataforma de diálogos.
O programa tem como premissa atender necessidades de comunicação relacionadas à saúde e ao setor farmacêutico em curto, médio e longo prazo, e assim ser parte de uma cadeia global de atividades para trabalhar a reputação do setor.
Dentro de Relacionamento, serão realizados encontros esporádicos entre a presidência, diretoria e área de comunicação com jornalistas dos principais meios de comunicação. O objetivo é fortalecer seu relacionamento e, assim ampliar sua presença como fonte do setor na grande imprensa.
Dentre os temas prioritários e destacados como metas para o ano de 2022, a área de comunicação da Interfarma, apoiada pelas comissões e diretorias, irá promover workshops sobre temas específicos para melhorar a qualificação das informações. O público-alvo é formado por jornalistas dos principais meios de comunicação do país.
Nesse caso, as atividades são definidas junto com as áreas temáticas da Interfarma e com o apoio dos grupos de atividades de associados (Comissões e Câmaras).
Para a frente Atualização de Comunicação em Saúde, a Associação realizará em parceria com Veículos de alto alcance e impacto, uma semana de discussões de temas relacionados ao setor de Saúde voltada para jornalistas e comunicadores de todo o Brasil.
Já em Futuro do Jornalismo em Saúde, acontecerá, nesta primeira edição, em parceria com o Estadão, o Curso Estado de Jornalismo de Saúde, voltado para estudantes do último semestre e recém-formados em Jornalismo. O curso acontecerá de 1 de agosto a 21 de outubro e tem previstas aulas on-line e presenciais. A divulgação e as inscrições já começaram.
Os membros da Comissão de Comunicação foram convidados a participarem do Grupo de Trabalho para definição dos temas que serão tratados nas frentes Atualização de Comunicação em Saúde e Futuro do Jornalismo em Saúde.