A Interfarma e a Associação Brasileira de Medicina Farmacêutica (SBMF) realizaram o primeiro encontro do programa Interconnect, cujo objetivo é a troca de informações das equipes legislativas sobre os temas do setor farmacêutico.
O primeiro encontro teve como tema “Novos medicamentos: da descoberta de novas moléculas à preparação para aprovação nas agências”. Os palestrantes foram Dr. Eduardo Motti e Dr. Ricardo Díaz.
O doutor Eduardo Motti falou sobre “A descoberta de um novo medicamento no século XXI e as fases da pesquisa clínica”, trazendo importante informações sobre todo o processo realizado até a chegada do medicamento/terapia ao paciente. Em sua fala, o representante da SBMF destacou que o Brasil ainda participa pouco de estudos clínicos, apesar do grande interesse dos pacientes brasileiros, e sugeriu caminhos para que o Congresso Nacional melhore o cenário de pesquisa clínica no país.
Já o doutor Ricardo Diaz debateu “O desenvolvimento de vacinas e o impacto na saúde pública”. Ele destacou o papel essencial que as vacinas têm na erradicação de doenças infectocontagiosas e como elas mudaram a história da humanidade. Além disso, ele também se referiu o papel que a vacinação está tendo no combate à pandemia de Covid-19.
O InterConnect é um programa que deve ser realizado com frequência e tem como objetivo compartilhar com assessores parlamentares e consultores legislativos informações sobre o setor farmacêutico, divulgando detalhes sobre regulamentações, legislações e outros aspectos, a fim de favorecer os debates sobre o setor no Congresso Nacional.
O segundo encontro acontecerá no dia 22 de outubro, com o tema “Ética e ambiente político e regulatório da pesquisa clínica em humanos”. Os dois palestrantes serão Dr. Charles Schmidt e Dr. Rafael Laurino.