
INTERFARMA e QuintilesIMS lançam estudo no evento Todos Juntos Contra o Câncer
INTERFARMA
O panorama do câncer no Brasil é apresentado com grande riqueza de dados no estudo “Alternativas para ampliação do acesso à saúde no Brasil – Um estudo em oncologia”, lançado hoje (26/09) no evento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), em São Paulo.
O estudo é fruto de uma parceria entre a INTERFARMA (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa) e a QuintilesIMS.
“O que torna o combate ao câncer tão desafiador é a complexidade da doença. Não existe um câncer e sim dezenas deles, que requerem dezenas de tratamentos e de modelos de prevenção. O SUS foi bem-sucedido contra doenças infecciosas e conseguiu aumentar a expectativa de vida da população. Agora, vivemos outra realidade, que pode implicar em ajustes nos atuais modelos de financiamento”, afirma Antônio Britto, presidente-executivo da INTERFARMA.
Gastos crescentes
Mundo afora, os gastos com saúde aumentaram 195% entre 1995 e 2014, alcançando US$ 7,6 trilhões, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse salto se deve, em parte, ao envelhecimento da população e ao crescimento dos gastos com câncer.
No Brasil, embora tenha havido um incremento de 119% nos gastos com saúde, esse aumento é inferior à média mundial. Especificamente com câncer, o gasto do Sistema Único de Saúde (SUS) cresceu 9% ao ano entre 2010 e 2014, alcançando quase R$ 2,5 bilhões em 2014, sendo cerca de 80% do valor com quimioterapia e radioterapia.
Mesa de debates
Os dados foram apresentados a uma plateia lotada no centro de convenções do WTC Hotel, a mais de 1 mil pessoas, pelo vice-presidente da QuintilesIMS, Sydney Clark. Depois, o tema foi debatido por uma mesa composta pelo presidente-executivo da INTERFARMA, Antônio Britto; pelo ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão; e pelo médico oncologista Antônio Carlos Buzaid.
Amanhã (27/09), o evento terá uma palestra realizada pelo Dr. Carlos Gil, um dos oncologistas mais respeitado do País, sobre “Medicina de precisão: uma ponte para o acesso em oncologia”, em almoço patrocinado pela INTERFARMA.
Veja o estudo aqui.