O presidente da Interfarma, Eduardo Calderari, foi um dos entrevistados na reportagem “Conitec recebe críticas após aprovação da recomendação final sobre limiares de custo-efetividade no SUS”, publicada no dia 5 de outubro, pelo site Futuro da Saúde.
A proposta de uso de limiares de custo-efetividade recebeu recomendação final de aprovação pela CONITEC, no dia 21 de setembro, após estar na pauta da 112ª Reunião Ordinária da Comissão, em 31 de agosto, e a realização de uma consulta pública sobre o tema em julho.
A reportagem publicada traz a opinião de diferentes entidades e especialistas, que entendem que a Conitec não promoveu o debate com todos os atores necessários e envolvidos com os limiares de custo-efetividade.
Eduardo Calderari defendeu que faltou ampliar o debate sobre o uso do limiar. “A gente acredita que esse tipo de discussão e decisão tem que ser feito de uma forma muito ampla e com todos atores da cadeia. A partir do momento que você cria um grupo reduzido que não contempla todos esses atores, fica extremamente difícil concordar com o que está sendo debatido e proposto”.
Além disso, colocou que o limiar não pode ser uma barreira ao acesso à inovação em saúde no país. “Entendo que existe recurso finito no Brasil e em todos os países do mundo. Mas estabelecer um limiar de 120 mil reais para uma doença rara, como você vai garantir inovação aos pacientes e trazê-las ao país?”, afirmou.
Para ler a reportagem completa, acesse o link: https://futurodasaude.com.br/aprovacao-limiares-conitec/