A INTERFARMA

A INTERFARMA é uma entidade setorial, sem fins lucrativos, que representa empresas e pesquisadores nacionais ou estrangeiros responsáveis por promover e incentivar o desenvolvimento da indústria de pesquisa científica e tecnológica no Brasil voltada para a produção de insumos farmacêuticos, matérias-primas, medicamentos e produtos para a saúde.

Fazem parte da INTERFARMA laboratórios nacionais e internacionais de pesquisa, empresas, instituições, fundações, universidades, pequenos empreendedores, pesquisadores pessoa-física, além das grandes farmacêuticas multinacionais. Para fazer parte da entidade, as condições básicas são: realizar pesquisa radical e seguir o Código de Conduta da entidade. Veja a lista de associadas.

Para saber mais sobre a INTERFARMA clique aqui.

Como ser tornar um associado? Clique aqui.

Carta de Princípios

Em 2015, em nome de suas empresas associadas, a INTERFARMA publicou sua Carta de Princípios, na qual assume o compromisso com o Brasil e com a sociedade de zelar pela saúde e pela qualidade de vida do paciente. Acima de tudo, se compromete a seguir rigorosos padrões éticos e de transparência, baseados em fundamentos considerados permanentes e irrevogáveis. Afinal, saúde se faz com ética e inovação.

Assista ao vídeo “O que é saúde pra você?”

https://www.youtube.com/watch?v=EzfyTb0GsBI

Código de Conduta

O Código de Conduta foi criado para equalizar a relação entre os laboratórios associados à INTERFARMA e os profissionais da saúde e, principalmente, preservar a saúde do paciente brasileiro.

A primeira versão do documento foi lançada em 2007 fazendo da INTERFARMA a entidade precursora do setor farmacêutico a ter um Código de Conduta. O conceito se consolidou e, em 2012, a INTERFARMA fechou um acordo inédito com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), permitindo a definição conjunta de regras entre a INTERFARMA e as instituições, tornando o documento referência mundial no setor da saúde.

Em 2016, uma versão atualizada do Código de Conduta foi lançada, o acordo com as entidades foi renovado e, além disso, a INTERFARMA passou a ter um Conselho de Ética independente, Corregedoria e a esfera de Conciliação, se tornando a única associação a possuir uma estrutura como esta.

Saiba mais sobre o Código de Conduta da INTERFARMA, clicando aqui.

Responsabilidade socioambiental

A INTERFARMA tem consciência de que seu papel vai além da promoção e do incentivo da inovação e da pesquisa em saúde no Brasil. As suas ações afetam a vida das pessoas, o sistema de saúde e a dinâmica das empresas. Portanto, desde 2009, a entidade tem dedicado parte de suas atividades para o fortalecimento da atuação social conjunta do setor, para formar cidadãos de bem e com mais oportunidades.

Para que esse objetivo seja alcançado, a INTERFARMA somou a esse tema, o comprometimento ético das empresas a um ambiente que transcendesse o impacto mercadológico de suas decisões, contribuindo com a sociedade por meio de uma atuação orientada para a responsabilidade e a sustentabilidade dos negócios. Um dos resultados desse esforço é o Relatório de Responsabilidade Socioambiental.

Publicado anualmente, o relatório compila todas as ações que são colocadas em prática pelas empresas nos últimos anos. Confira todas as edições dessa publicação aqui.