
GT de Patient Advocacy discute Cartilha de Boas Práticas em Patient Advocacy
A última reunião do Grupo de Trabalho de Patient Advocacy foi realizada no dia 12 de agosto. Ela teve como pauta o encontro realizado com associações de pacientes sobre o desabastecimento de medicamentos e a Cartilha de Boas Práticas em Patient Advocay.
Na parte inicial, foi realizado um balanço da 1ª edição da reunião trimestral realizada pela Interfarma com a participação de empresas e associações de pacientes, conforme proposta resultante do Fórum Inter-Pac. Essa reunião ocorreu em 29 de junho e discutiu o desabastecimento de medicamentos no SUS e o cenário de saúde no Brasil pós-COVID.
Dentre as seis associações de pacientes que participaram do encontro, AME e Biored fizeram apresentações sobre o tema e mencionaram, respectivamente, os movimentos A Regra É Clara e Medicamento no Tempo Certo, que buscam discutir o tema e evitar que pacientes sofram com a falta de medicamentos. Foram ainda levantados os potenciais temas para a 2ª edição da reunião trimestral, como a necessidade de maior clareza nas tomadas de decisão da CONITEC e o papel do paciente nesse processo.
Também foi informado que o processo de revisão do Código de Conduta da Interfarma foi finalizado e, em janeiro de 2022, o novo texto entrará em vigor. Para tentar mitigar interpretações incorretas sobre o Código e nivelar o entendimento de todas as associadas da Interfarma, o GT de Patient Advocacy revisará a Cartilha de Boas Práticas em Patient Advocacy, elaborada em 2020/2021, considerando as disposições do novo Código de Conduta.
Por fim, foram apresentadas sugestões de trabalho conjunto entre PhRMA e Interfarma no que diz respeito a patient initiatives. Ficou definido que os membros do GT de Patient Advocacy analisarão internamente quais ações de colaboração com a PhRMA devem ser conduzidas pela associação, incluindo a realização de benchmarkings, priorizando aquelas que de fato possam gerar resultados positivos para as empresas e para seus relacionamentos com as associações de pacientes no Brasil.