11/06/2018 a 13/06/2018

LIVRO APONTA NOVOS CAMINHOS PARA A INOVAÇÃO NO BRASIL

Local: SÃO PAULO | BRASÍLIA | RIO DE JANEIRO

Publicação traz propostas de melhorias em universidades, nas políticas públicas e na dinâmica das atividades econômicas. Série de eventos marca lançamento da obra

“Novos caminhos para a inovação no Brasil” é a publicação elaborada em conjunto pela INTERFARMA (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa), IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e Wilson Center Brazil Institute, que traz uma análise criteriosa do Brasil no que diz respeito à criação de um ambiente favorável à inovação. Para o lançamento, eventos serão realizados em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília (DF).

A publicação de autoria de Fernanda De Negri mostra que três fatores são necessários para criar um ambiente sustentável em favor da inovação: 

i) pessoas com boa formação profissional, especialmente cientistas e engenheiros; 

ii) infraestrutura adequada para a realização de pesquisas de alto nível e; 

iii) um ambiente sem entraves à produção científica e à inovação.

Contudo, o livro constata que o Brasil tem menos cientistas e engenheiros em relação à população total do que a maioria dos países desenvolvidos. Além disso, a qualidade do ensino não melhorou, segundo indicadores nacionais e internacionais, embora o acesso à educação tenha aumentado. 

No âmbito científico, o País melhorou a sua representatividade no ranking mundial, passando a responder por 3% da produção científica, ante 0,7% em 1990. Contudo, as pesquisas são consideradas de pouca relevância. 

Além disso, a ciência brasileira ainda é muito fechada ao exterior, com pouco intercâmbio de professores e estudantes. Há muita burocracia para a condução de pesquisas, especialmente em universidade públicas – outro entrave importante. 

Por fim, a publicação demonstra que o Brasil ainda é uma economia muito fechada, o que cria inúmeros obstáculos à pesquisa e à inovação. O ambiente de negócios é extremamente complexo e burocrático, em vez de ágil e flexível. 

Eventos

Para discutir esses tópicos e as suas possíveis soluções, as entidades organizadoras do livro firmaram parcerias com a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e com a Finep (Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa) para realização de três eventos, nos dias 11, 12 e 13 de junho. 

O primeiro acontece em São Paulo, seguido de Brasília (DF) e do Rio de Janeiro. Os encontros contarão com a presença de representantes das cinco entidades. Confira a agenda em São Paulo, Brasília e do Rio de Janeiro


Local: FAPESP | São Paulo

Data: 11 de junho de 2018

Horário: das 08h30 às 12 horas 

Endereço: Rua Pio XI, 1500 – Alto da Lapa

Agenda: aqui

Inscrições: aqui.


Local: Câmara dos Deputados -  Café do Salão Verde | Brasília

Data: 12 de junho

Horário: a partir das 18h30


Local: FINEP | Rio de Janeiro

Data: 13 de junho de 2018

Horário: das 13h30 às 16 horas 

Endereço: Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - 10 andar

Agenda: aqui

Inscrições: aqui.


Voltar

Abbot
Abbvie
Actavis
Actelion
Aegerion
Alexion
Allergan
Amgen
Astellas
Astra Zeneca
Bago
Bayer
Besins
Biogen Idec
Biomarin
Biominas
BMS
Boehringer Ingelheim
Celgene
Chiesi
Daiichi Sankyo
Eisai
Ferring Farmaceuticals
Galderma
Ge
Glenmark
Grunenthal
GSK
Ipsen
Isdin
Janssen
LEO
Lilly
Lundbeck
Merck Serono
MSD
Mundipharma
Novartis
Novo Nordisk
Pfizer
Pharma Praxis
Pierre Fabre
Reckitt
Roche
Sanofi Aventis
Servier
Shire
Stiefel
Takeda
Teva
Theraskin
UCB
Zambon