Evento na Casa JOTA discute o direito à saúde e acesso ao tratamento
Interfarma Português 22/05/2023

Evento na Casa JOTA discute o direito à saúde e acesso ao tratamento

No dia 10.05, a Interfarma patrocinou evento na Casa Jota que trouxe especialistas para discutirem o acesso a medicamentos de alto custo.  

  

Um dos convidados, Toni Daher (fundador e presidente da Casa Hunter), defendeu que muitos dos avanços feitos na medicina hoje foram conquistados devido a investimentos e pesquisas em doenças raras genéticas. No entanto, critica o fato de alguns dos votos do STF mencionarem a Conitec como condição para que o Judiciário decida sobre um medicamento de alto custo. Segundo Daher, a composição do órgão deveria contar com representantes da sociedade civil quanto às doenças raras. 

  

Gerson Carvalho (geneticista do Centro de Doenças Raras do Hospital de Apoio de Brasília e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica), abordou a dificuldade de viabilizar o direito à saúde e as necessidades dos pacientes, mas acredita que a discussão deveria se focar principalmente em soluções como as parcerias público privadas e investimentos em pesquisa. 

  

O terceiro convidado, Richard Pae Kim (conselheiro do Conselho Nacional de Justiça e supervisor do Fórum Nacional do Poder Judiciário para a Saúde – Fonajus), destacou os desafios do Judiciário ao lidar com questões envolvendo o direito à saúde. Para tanto, pontuou a necessidade de qualificar as decisões dos juízes, por meio de um corpo técnico para dar suporte nas decisões, bem como investir em mediações e conciliações no âmbito da saúde. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *