Em comemoração aos 60 anos do Ministério da Saúde, a Interfarma, em parceria com o Valor Econômico, está realizando nesta segunda-feira, dia 24, o Seminário Saúde|Desafios de Hoje e Amanhã. O objetivo é fazer um balanço dos 60 anos do ministério, a criação do Sistema único de Saúde (SUS), os avanços no atendimento e assistência e os desafios que ainda precisam ser enfrentados hoje e no futuro.
O evento foi aberto oficialmente pelo presidente do Conselho Diretor da Interfarma, Theo van der Loo e pelo Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, representando o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O ministro, embora tivesse confirmado presença, teve que permanecer em Brasília, a pedido da presidente Dilma Rousseff por conta de reuniões envolvendo as manifestações pelo Brasil.
O secretário fez uma apresentação sobre os desafios em saúde e um panorama do complexo industrial da saúde. Gadelha,destacou a parceria com o setor e lembrou da forma como a Interfarma tem-se relacionado com o Ministério.
O evento, que foi aberto com a exibição do vídeo institucional da Interfarma, contou com a presença de mais de 365 pessoas e discutiu temas como SUS, problemas e soluções e as bases para os próximos 60 anos. O seminário conta ainda com as presenças de dois convidados estrangeiros: Judith Salerno, diretora do Instituto de Medicina dos Estados Unidos e Felix Unger, presidente do Instituto Europeu de Saúde.