Entrevista exclusiva: Brasil tem potencial para estar entre os 10 maiores do mundo em pesquisa clínica

O diretor executivo da InterfarmaEduardo Calderari, concedeu uma entrevista exclusiva para o site Panorama Farmacêutico e destacou o potencial do Brasil para ocupar a 10ª posição no ranking de pesquisa clínica no mundo. 

Ocupamos a 25ª posição no ranking global em quantidade de pesquisa, o que é ao mesmo tempo triste e desafiador, pois temos um país com uma população que seria extremamente adequada para a aplicação de estudos clínicos. O país tem potencial para figurar entre os dez maiores do mundo em pesquisa clínica. Isso traria algo em torno de R$ 2 bilhões em investimentos diretos por ano, podendo chegar a R$ 5 bilhões em atividade econômica indireta”, afirmou o executivo. 

O desafio para que a população brasileira tenha acesso a medicamentos de pont
a também foi tema da entrevista. “
Na hora em que o paciente mais precisa utilizar um medicamento inovador, ele não pode receber a fatídica frase de que não faz parte do rol de cobertura da ANS ou não é contemplado pelo SUS. Não há sensação pior do que saber da existência de uma tecnologia que pode salvar sua vida, mas cujo acesso é indisponível”, pontuou. 

Para ler a entrevista completa, clique aqui.