Entidades se manifestam contra prazo de 5 dias para aprovação de vacinas contra Covid-19

Entidades se manifestam contra prazo de 5 dias para aprovação de vacinas contra Covid-19

Interfarma, o Sindusfarma, a Pró-Genéricos e o Grupo FarmaBrasil publicaram uma nota à imprensa sobre a aprovação do Projeto de Lei de Conversão 43/2020 pelo Senado Federal, ocorrido na quinta-feira (04.02). Além de autorizar a adesão do Brasil ao consórcio Covax Facility, o texto aprovado estabelece o prazo de cinco dias para que a Anvisa aprove as vacinas que já tenham aval de agências reguladoras no exterior.  

No comunicado à imprensa, as quatro entidades lembram que o registro de medicamentos na Anvisa garante proteção à saúde pública e assegura a eficácia, segurança e a qualidade dos fármacos e medicamentos que circulam no País. O texto destaca ainda que a missão da Anvisa é cuidar da segurança e eficácia de tudo que a sociedade brasileira consome para manter sua saúde. 

Acelerar ou simplificar procedimentos sem uma consideração prévia sobre a coerência e pertinência das propostas com as especificidades dos processos regulatórios em nosso país é desconsiderar todo um conjunto de esforços já efetuados pelo Estado brasileiro para garantir um controle sanitário eficiente, com resultados comprovados e coerentes com as nossas necessidades locais”, afirmam as entidades. 

Para ler a nota à imprensa completa, clique aqui.