De 2 a 3 de junho a Interfarma participou do Encontro Regional da FIFARMA, que aconteceu em São Paulo, com mais de 50 representantes de empresas e associações regionais de vários países da América Latina. Foram discutidos desafios regionais para a saúde, incluindo o pós-pandemia, com seus impactos políticos e econômicos que refletem na pressão nos sistemas de saúde.
Apresentadas também as negociações da OMC e discussões relacionada a TRIPS Waiver que podem ter impactos nas agendas nacionais, como o veto de licença compulsória, ainda em discussão no Congresso Nacional. Abordados os esforços e posicionamentos já produzidos pela indústria e a importância de engajar nessas discussões demonstrando como PI pode promover melhor acesso.
Também foram discutidas as prioridades dos grupos de trabalho da FIFARMA, sendo elas:
- assuntos regulatórios: as inciativas para melhorar o papel das agencias no âmbito regional e fortalecer decisões técnicas
- acesso à inovação: inciativas ligadas a financiamento da saúde, valor em saúde e transformação digital
- patient advocacy: iniciativas de capacitação e engajemnto de associações de pacientes na américa Latina, bem como estudo de benchmarking sobre a voz dos pacientes nos processos de ATS.
- Politicas em saúde: iniciativas para fortalecer o entendimento de stakeholders sobre o papel das patentes e proteção de dados; além de regulação sobre precificação e compras centralizadas
A FIFARMA está revisando suas estratégias e prioridades, com o objetivo de direcionar ainda mais seus esforços em temas transversais da região, mas que possam gerar impacto local.