04/10/2018

Portal traz retrospectiva dos debates em TV desta eleição

O portal Poder360, do jornalista Fernando Rodrigues, publicou uma ampla reportagem nesta quinta-feira, dia 04, que reuniu todos os debates desta corrida eleitoral em emissoras de TV com presidenciáveis. 

Veja abaixo:

9.AGO.2018 – TV BAND

Historicamente, a Band sempre inicia a série de debates. O 1º nestas eleições presidenciais foi marcado por 1 clima morno, com poucos momentos de altercação entre os políticos.

No evento, Cabo Daciolo fez sua 1ª aparição de impacto, quando questionou Ciro Gomes a respeito do “plano Ursal”. O pedetista respondeu não saber do que se tratava. Daciolo retrucou:

“Sabe sim. Estamos falando de 1 plano que chama-se ‘Nova Ordem Mundial’, união de toda a América do Sul, tirando todas as fronteiras, fazendo uma única nação. Pátria grande”. “Poucos ouviram falar disso e vai ser pouco divulgado. Eles sabem do que nós estamos falando”, disse.

Veja abaixo a resposta de Ciro Gomes e a réplica de Cabo Daciolo.

17.AGO.2018 – REDETV!

O 2º debate teve clima mais quente. O presidente Michel Temer e o ex-presidente Lula –preso, mas ainda candidato do PT ao Planalto– foram alvos de críticas dos candidatos.

O principal embate foi protagonizado por Jair Bolsonaro e Marina Silva. A representante da Rede criticou o posicionamento do militar a respeito da desigualdade salarial entre homens e mulheres. “Quando se é presidente da República, a gente tem que fazer cumprir o artigo 5º da Constituição Federal, que diz que nenhuma mulher deve ser discriminada”, disse.

Bolsonaro respondeu que Marina é uma “evangélica que defende o plebiscito para aborto e para a maconha”. Em sua tréplica, a candidata acusou Bolsonaro de querer “resolver tudo no grito, na violência”.

Veja abaixo a discussão.

9.SET.2018 – TV GAZETA

O debate organizado pela TV Gazeta foi realizado 3 dias após o atentado a faca contra Jair Bolsonaro. Hospitalizado, o candidato deixou de participar dos debates.

A facada foi 1 dos assuntos mais comentados no programa. Candidatos prestaram solidariedade ao militar e repudiaram a violência. Em uma das discussões, Henrique Meirelles disse a Geraldo Alckmin: “enquanto Bolsonaro estava na sala de cirurgia, o seu programa criticava o candidato”.

Cabo Daciolo também não participou. Havia iniciado 1 período de 21 dias de jejum e orações.

20.SET.2018 – TV APARECIDA

O 4º debate, organizado pela Conferência Nacional dos Bispos (CNBB), marcou a estreia de Fernando Haddad nos programas. O petista travou embates com Henrique Meirelles, Alvaro Dias, Geraldo Alckmin e Ciro Gomes.

Alvaro chamou Haddad de “porta voz da tragédia, representante do caos, arauto da intolerância”. O candidato do PT respondeu que Dias “fica no seu gabinete no Senado e desconhece a realidade”.

26.SET.2018 – SBT

O encontro organizado pela emissora de Sílvio Santos teve 1 clima mais combativo que os anteriores, com confrontos de maior intensidade entre os presidenciáveis. Bolsonaro, ausente, foi pouco citado.

Guilherme Boulos e Geraldo Alckmin trocaram farpas. Boulos disse que o tucano é “o Sérgio Cabral que não está preso”. “Cadê o dinheiro da merenda?”, perguntou. Alckmin defendeu a qualidade da educação em São Paulo, Estado que governou, e questionou “o nível” de Boulos, em alusão à sua ligação com o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto.

Haddad e Marina também entraram em confronto direto ao falar do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Marina disse que o PT colocou Michel Temer na posição em que está ao escolhê-lo como vice. “Quem botou o Temer lá foram vocês”, retrucou Haddad. “O Temer traiu a Dilma e não conseguiria chegar à Presidência se não fosse o apoio da oposição. Você participou desse movimento”, disse a Marina.

Assista abaixo à discussão.

30.SET.2018 – RECORD

O penúltimo debate antes do 1º turno foi marcado pela união dos presidenciáveis para criticar Jair Bolsonaro, ainda ausente. Os candidatos elogiaram as manifestações de mulheres contra o militar no fim de semana e exploraram declarações do candidato a vice em sua chapa, o general Hamilton Mourão, e de seu assessor econômico, Paulo Guedes.

Uma das chamadas “tabelinhas” foi entre Ciro e Marina. O tema foi uma frase de Bolsonaro, quando este declarou que não aceitaria 1 resultado das eleições que não fosse a sua própria vitória. Assista no vídeo abaixo.

2º TURNO

Estão previstos 6 debates com a participação dos candidatos ao Planalto classificados para o 2º turno. Eis as datas:

11.out – realizado e transmitido nacionalmente pela TV Bandeirantes;

14.out – realizado e transmitido Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Paraná, Roraima, Santa Catarina e São Paulo pela TV Gazeta em parceria com o jornal Estado de S. Paulo;

15.out – realizado e transmitido nacionalmente pela Rede TV! em parceria com a revista IstoÉ;

17.out – realizado e transmitido nacionalmente pelo SBT em parceria com o jornal Folha de S. Paulo e o portal UOL;

21.out – realizado e transmitido nacionalmente pela Record;

27.out – realizado e transmitido nacionalmente pela TV Globo.

Voltar

Disclaimer: todas as informações aqui publicadas tratam-se de transcrições e/ou simples reproduções, devidamente contextualizadas, de manifestações públicas dos principais candidatos à Presidência da República, divulgadas e identificadas por meio dos veículos de comunicação disponíveis (jornais, revistas, televisão, portais de notícias etc), nos mais diversos formatos (impressos, vídeos, digitais, eletrônicos etc), acompanhados sempre do link e/ou citação da respectiva fonte. As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade dos seus respectivos autores, não exprimindo, necessariamente, a opinião da INTERFARMA.

Abbot
Abbvie
Actavis
Actelion
Aegerion
Alexion
Allergan
Amgen
Astellas
Astra Zeneca
Bago
Bayer
Besins
Biogen Idec
Biomarin
Biominas
BMS
Boehringer Ingelheim
Celgene
Chiesi
Daiichi Sankyo
Eisai
Ferring Farmaceuticals
Galderma
Ge
Glenmark
Grunenthal
GSK
Ipsen
Isdin
Janssen
LEO
Lilly
Lundbeck
Merck Serono
MSD
Mundipharma
Novartis
Novo Nordisk
Pfizer
Pharma Praxis
Pierre Fabre
Reckitt
Roche
Sanofi Aventis
Servier
Shire
Stiefel
Takeda
Teva
Theraskin
UCB
Zambon