
Diretoria de Assuntos Regulatórios discute “Agência de Medicamentos de Latinoamérica y el Caribe (AMLAC)” com as Associações filiadas à FIFARMA.
Na última quinta-feira, 18/05, a Diretoria de Assuntos Regulatórios da Interfarma participou de uma reunião com as Associações filiadas à FIFARMA, com objetivo de discutir a iniciativa denominada “Agência de Medicamentos de Latinoamérica y el Caribe (AMLAC)”.
Durante o encontro, a FIFARMA informou que não endossa a criação da AMLAC com base nas informações públicas atualmente disponíveis e nas presentes condições do projeto. A federação apoia apenas iniciativas que reforcem os Sistemas Regulatórios Nacionais, cumpram os padrões internacionais e garantam a qualidade, segurança e eficácia dos medicamentos fornecidos aos pacientes da América Latina e Caribe.
Ainda, foi informado que a Argentina não manifestou interesse em aderir à iniciativa ou às reuniões propostas.
A Diretoria de AR se manifestou informando sobre a posição, ainda não oficial, da Brasil: “A Anvisa é contrária à proposta, considerando que o Brasil está muito avançado nos acordos internacionais, o qual geraria um grande retrocesso para a Agência e setor regulado.”
A Interfarma continuará acompanhando a evolução do assunto, mantendo contato permanente com a Anvisa.