Setor Português 28/01/2016

Dilma elogia ministro da Saúde e destaca trabalho com laboratórios

Valor Econômico / Site
Jornalista: Bruno Peres
A presidente Dilma Rousseff procurou avaliar positivamente nesta quarta-feira a gestão do deputado licenciado Marcelo Castro (PMDB) à frente do Ministério da Saúde, dizendo-se “bastante” satisfeita com sua atuação. Dilma destacou que o ministro tem feito todos os contatos para que haja uma colaboração com laboratórios no exterior para a produção de vacina contra o vírus zika.
“Se [Marcelo Castro] ele fizer uma exposição para vocês, ele domina bastante o assunto, e acho que ele vai ter um papel importante na reunião do Mercosul”, disse a presidente, fazendo menção à reunião de ministros de saúde dos países que integram o Mercosul, na próxima semana, para tratar do enfrentamento do zika vírus.
Dilma disse ter proposto durante a reunião com chefes de Estado e de governo da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) uma ação de cooperação para o combate ao mosquito Aedes Aegypt, vetor de dengue, chikungunya e zika.
“Propus que nos uníssemos em torno desse combate”, afirmou a presidente, destacando a necessidade de cooperação em pesquisa e desenvolvimento e difusão de melhores práticas e tecnologias para combate ao vírus. Segundo a presidente, todos os países da região deverão participar das tratativas para esse combate. “Se todos nós não nos unirmos, perdemos essa guerra“, afirmou a presidente.
Dilma falou à imprensa antes de deixar Quito em direção a Brasília. A presidente antecipou sua volta ao Brasil, deixando o encontro de cúpula da Celac antes mesmo do debate geral, previsto para o período da tarde. A justificativa dada pela própria presidente foi a reunião do chamado “conselhão”, nesta quinta-feira no Palácio do Planalto. A presidente, evitou, entretanto, comentar a expectativa e os anúncios previstos para o encontro, que reúne representantes do governo, do setor privado e da sociedade civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *